Primeiras doações de marilienses começam a chegar ao Rio Grande do Sul

Compartilhe:

Em apenas uma das mobilizações foram arrecadadas 270 toneladas de mantimentos

As primeiras carretas, com doações feitas pela população de Marília e região, começam chegar às famílias que perderam tudo nas enchentes no Rio Grande do Sul. Vídeos registram o momento do desembarque (até com festa emocionante) que está sendo feito de maneira estratégica: diretamente às cidades afetadas sem seguir aos centros de distribuição, como em Porto Alegre. A campanha prossegue em frente ao supermercado Confiança Norte.

"Nós contamos com a ajuda do CTG (Centro de Tradições Gaúchas - uma das principais entidades que representam a população gaúcha, mantendo duas tradições) de Marília que está nos orientando sobre onde fazer a entrega. Assim, as doações estão chegando mais rapidamente às famílias", explicou o empresário Roberto Cardoso Borges.

A empresa dele (AJ Borges) cedeu 10 carretas que até a noite desta quarta-feira (dia 08) permaneceram no ponto de coleta montado em frente ao supermercado Confiança Norte. Ele calcula que foram arrecadadas cerca de 270 toneladas de mantimentos (nesta tarde a Marilan fez uma doação de 30 toneladas de biscoitos).


Roberto Cardoso, conhecido como Bebeto, informou que os veículos foram descarregados em Santa Maria, Gravataí e Canoas. Outras duas carretas seguem nesta sexta-feira para Lageado e Santa Cruz. Estão carregadas oito e outras duas serão utilizadas para grandes doações feitas por empresas.

O Confiança, por exemplo, doou uma carreta de água (serão 74 mil unidades), além do Tauste Supermercados que está doando em todas as cidades onde possui lojas (veja abaixo).

Como tudo começou...

A mobilização nesse que é considerado o maior ponto de coleta de mantimentos, começou por iniciativa da carreteira mariliense Joicylene Marques. Ela estava no Rio Grande do Sul, mas conseguiu sair daquele Estado mesmo debaixo de muita chuva. O marido dela, também motorista profissional, ficou ilhado em uma das rodovias.

Com apoio de Bebeto, a campanha começou no domingo e rapidamente os marilienses aderiram, num verdadeiro "pitstop" da solidariedade. Tanto que oito carretas foram lotadas até quarta-feira à noite, ou seja, em apenas três dias. 

Bastante emocionada, Joicylene fez questão de agradecer "de coração" cada uma das doações que foram feitas, inclusive de moradores da região:

"Maravilhoso este povo mariliense que abraçou a causa. Eu só tenho é que agradecer a quem doou desde uma sacolinha com um pacote de macarrão até quem doou um palet ou uma carreta completa. Foram doações de coração. Tive momentos de chorar muito". (Confira áudio acima).

Quem é Bebeto?

O apoio que Joicylene teve foi do empresário e também caminhoneiro, Roberto Cardoso Borges. A empresa dele está completando 25 anos em Marília. Bebeto, nascido em Santa Catarina, explica que grande parte das mercadorias transportadas das empresas Bel e Dori são destinadas justamente ao Rio Grande do Sul, com uma média de 10 a 15 veículos semanalmente.



"Eu devo muito àquele Estado e não poderia deixar de contribuir nesse momento de calamidade",
afirmou Bebeto, que preferiu não revelar qual o seu custo para transportar todas as doações por mais de 1.250 quilômetros (distância até a capital Porto Alegre).

Mas, o Visão Notícias fez um levantamento junto à outras transportadoras e cada carreta enviada teria um custo de pelo menos R$ 10 mil (serão 10 veículos - ou seja, ele vai "bancar" R$ 100 mil em despesas com a logística de entre das doações).

Mais duas carretas seguindo na noite desta quinta-feira para o Rio Grande do Sul.

Doações continuam

Após Bebeto dar a sua contribuição, outros empresários do mesmo segmento decidiram aderir à campanha e colocaram carretas no mesmo local para receber as doações, como é o caso da Rodojacto, ligada ao grupo Jacto de Pompeia. Portanto, as pessoas podem continuar realizando as doações pelo menos até domingo (dia 12),. em frente ao Confiança Norte.

Doações do Tauste

Com uma experiência antiga, graças ao projeto "Ação Social" (como é o caso do Panetone Solidário), o Tauste Supermercados também aderiu à campanha não apenas em Marília, mas também em todas as cidades onde possui lojas (Bauru, Sorocaba, Jundiaí e São José dos Campos).

Além das doações do próprio Tauste, houve adesão de outros fornecedores, visando a arrecadação de produtos de higiene, limpeza e água. Todo material arrecadado está sendo dividido entre os cinco municípios e entregues aos Fundos Sociais que farão a logística de entrega ao Rio Grande do Sul.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.