Marilienses aderem em massa à campanha para ajudar o Rio Grande do Sul

Compartilhe:

É um verdadeiro "pit stop" da solidariedade. Iniciativa é de carreteira

A campanha da carreteira mariliense Joicylene Marques que iniciou neste domingo, com objetivo de ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul e divulgada no Visão Notícias, rapidamente obteve resposta da população. Dezenas de veículos começaram a chegar no local onde estava estacionada a carreta (em frente ao supermercado Confiança Norte), desembarcando as doações. Na noite deste domingo, chegou-se a formar fila, num verdadeiro "pit stop" da solidariedade.

Matéria atualizada às 19h25


Embora a proposta inicial era de que as carretas permanecessem no local até o próximo domingo, a mobilização deve ser antecipada para até quarta-feira (dia 8) para que as carretas possam seguir rapidamente ao estado gaúcho. As doações podem ser feitas das 8h às 22h.

Joicylene afirma que a situação é dramática. "O que a imprensa está mostrando não é nem a metade da realidade", afirmou. Ela trabalha numa empresa de transporte gaúcha e conseguiu sair do Estado debaixo de muita chuva.

Mas, o seu marido, também motorista de carreta, ficou ilhado às margens de uma rodovia.

Preocupada com a situação dos moradores gaúchos que perderam tudo, ela decidiu organizar a campanha de arrecadação de alimentos, produtos de higiene, roupas em bom estado, leite e água. Ela ficou surpresa e agradecida pela adesão dos marilienses à campanha (confira no áudio acima).

A empresa A. J. Borges Transportes e Logística, de Marília, está cedendo as carretas para guardar os mantimentos que posteriormente serão levados por rodovia até Porto Alegre, pela empresa da qual trabalha (Reiter Log). De lá, a distribuição ocorrerá apenas por helicópteros porque só dessa maneira que chegarão às famílias desabrigadas. 

Além das casas, muitas empresas e indústrias estão literalmente debaixo d´água no Rio Grande do Sul

Como fazer as doações?

A carreta ficará estacionada no supermercado Confiança Norte todos os dias até domingo que vem. As pessoas poder ir ao local e entregar as doações. Só neste domingo (dia 5) até por volta das 13h, um grande número de pessoas esteve participando.

Hoje estará de plantão até à noite (horário de funcionamento do supermercado). Mais informações pelos telefones (14) 98232-6399  - 98149-9000 - 99628-3996

Quem é essa carreteira?

Joicylene (foto) ficou muito conhecida durante a greve dos caminhoneiros em Marília, em 2021. Ela foi a primeira pessoa a servir comida aos integrantes do movimento (serviu mais de 600 pratos).

Desde criança é apaixonada pela estrada, mas só realizou este sonho há um ano e meio. 
"Primeiro eu quis formar minha filha, hoje com 18 anos. Agora eu e meu marido vivemos na estrada", observou. Ela está muito preocupada com a situação das famílias gaúchas que perderam tudo.

Isso sem falar nos colegas caminhoneiros que também estão ilhados pelo Estado, já que as estradas estão debaixo d´água ou destruídas, além de vários pontos de enchente em diversas regiões.

Números atualizados

De acordo com a Agência Brasil, as fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada já afetaram mais de 780,7 mil pessoas.

Até o momento, 75 pessoas morreram, de acordo com o último boletim da Defesa Civil divulgado às 12h deste domingo (5). Outros seis óbitos ainda estão em investigação e 155 pessoas ficaram feridas. Há ainda 103 pessoas desaparecidas.

As chuvas também obrigaram 95,7 mil pessoas a abandonarem suas casas, entre 104,6 mil desalojados e 16,6 mil desabrigados. Dos 497 municípios gaúchos, 334 foram afetados pelas fortes chuvas, o que representa 67,2% das cidades do estado.


 

Confira vídeo que está circulando entre os caminhoneiros sobre a situação no RS:

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.