Empresário mariliense João Pinheiro já está na Bolívia para responder por golpe contra agricultores

Compartilhe:




O  empresário  mariliense  João  Henrique  Pinheiro, candidato  a  prefeito  de  Marília  nas  eleições  de  2024, já está na Bolívia para responder por uma suposta  fraude  milionária  ligada  a  um projeto  industrial  de  cana-de-açucar. Ele foi extraditado pela Espanha e chegou ontem à noite em solo boliviano, após a justiça ter decretado a sua prisão preventiva.

João Pinheiro deve ficar na cadeia pública de Bermejo, uma pequena cidade ao sul da Bolívia, na região onde vivem os produtores que alegaram terem sido enganados pelo empresário mariliense.

O empresário está sendo processado pela justiça boliviana por fraude na venda e promessa de entrega de máquinas. Ele teria  causado  prejuízo  que chega a US$ 684 mil dólares  (cerca de R$ 3,4 milhões) a mais  de  400  famílias  de  produtores  rurais.

Entenda o caso


João Pinheiro foi preso no dia 27 de maio ao desembarcar em Madri, sem ter conhecimento da inclusão do seu nome na lista vermelha da Interpol  (organização intergovernamental que facilita a cooperação policial internacional), a pedido do governo boliviano.

O caso envolve um processo referente a um contrato firmado em 2019 para implantação de uma usina de processamento de açúcar, na província de Tarija, na qual ele teria prometido.

Segundo o advogado do empresário, Luiz Eduardo Gaio Júnior, o negócio na Bolívia não foi concluído por entraves legais e o processo chegou a ser arquivado pelo Ministério Público boliviano, em 2022, sob o entendimento de que se tratava de um desacerto comercial.

O inquérito, no entanto, foi reaberto em 2023, sem que João Pinheiro fosse novamente intimado. A defesa chegou a entrar com pedido de habeas corpus junto ao STF (Superior Tribunal Federal), mas acabou sendo negado. Posteriormente, a justiça teria aceito a extradição do empresário para o Brasil, mas ele acabou sendo levado mesmo para a Bolívia.

O caso envolve a construção de uma usina de processamento de açúcar, na qual ele teria prometido, prejudicando cerca de mil produtores rurais daquele país.

O jornal afirma que, por causa disso, João Pinheiro foi incluído na lista vermelha da Interpol e a informação é de que estava preso na Espanha, aguardando uma possível extradição.

 







Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.