Com o início do calendário de pagamento do IPVA 2026, o imposto passou a ser um dos principais alvos de golpes digitais registrados em janeiro. Em muitos casos, os golpes usam uma página web que replicava as características imitando portais oficiais de órgãos públicos como Detran e Secretarias de Fazenda, visando enganar contribuintes e desviar valores via Pix ou QR Code para contas fraudulentas.
As páginas clonadas podem parecer legítimas, ou seja, após digitar informações do veículo, como placa e Renavam, o sistema exibe dados corretos para gerar confiança. Todavia direciona o pagamento para contas que não pertencem ao governo.
Autoridades estaduais reforçam que não há descontos automáticos oferecidos fora dos portais oficiais e que a quitação do IPVA deve ser feita somente nos canais oficiais do governo, como os sites das Secretarias da Fazenda, do Detran ou aplicativos governamentais.
Como se proteger?
- Para se proteger, é indispensável verificar sempre a legitimidade do site acessado e evitar clicar em links suspeitos, especialmente em anúncios online prometendo facilidades e descontos;
- Use apenas canais oficiais e desconsiderar quaisquer guias recebidas por e-mail, SMS ou serviços de mensagens como o WhatsApp;
- Quem cair no golpe deve formalizar a situação, registrando boletins de ocorrência e informando entidades como a Ouvidoria do Detran.
Donos de veículos com licenciamento atrasado, multas e agora não pagar IPVA/2026 terá carro apreendido e nome sujo
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288




