IPVA 2026: posso parcelar o imposto em quantas vezes?

Compartilhe:




Com o início do calendário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 em São Paulo, muitos contribuintes preferem optar pelo pagamento parcelado para não pesar no orçamento de janeiro, mês em que as famílias já contam com despesas extras com uniforme e material escolar das crianças.

Para saber o valor venal do veículo o proprietário pode consultar o Sistema de Veículos (Sivei), uma página simplificada no site da Sefaz-SP. O valor do imposto a ser pago pode ser consultado diretamente pelo Internet Banking, no caixa de autoatendimento do banco ou na página da Sefaz-SP, mediante a apresentação do número do Renavam.

Parcelamento do IPVA

O IPVA 2026 pode ser parcelado em até cinco vezes, desde que o valor total do imposto seja igual ou superior a 10 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps), hoje fixada em R$ 38,42.

Em caso de valores menores o sistema bancário fará o cálculo automaticamente do número de parcelas, levando em conta que cada parcela deve ter o valor mínimo de R$ 74,04.

A primeira parcela deve ser paga na data estipulada pelo calendário da Secretaria estadual da Fazenda, que leva em conta o final da placa do veículo. O vencimento das demais parcelas cairá nos meses seguintes, na mesma data de vencimento da primeira parcela.

A tabela de pagamento para proprietários de veículos de carga é diferente. O pagamento pode ser feito, sem desconto, até 22 de abril, ou parcelado em até cinco vezes, com data fixada no dia 20 de cada mês.

Caso o contribuinte deixe de pagar duas parcelas haverá o rompimento do acordo de parcelamento e o valor restante deverá ser pago em parcela única.

 





Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.