Marília já estaria estudando maneiras de adotar esse procedimento para desafogar os hospitais.
O Ministério da Saúde ampliou o uso de Leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar para Hospitais Especializados, Unidades Mistas (os "PAs" - unidades de pronto atendimento), Hospitais de Pequeno Porte, Prontos Socorros e Unidades de Pronto Atendimento. UPAS 24h, unidades mistas, hospitais de pequeno porte e Prontos Socorros também podem solicitar os leitos.

Uma fonte do Visão Notícias informou que a Secretaria Municipal da Saúde já teria estudos para colocar em prática essa autorização em Marília. Mas, por enquanto, nenhuma informação oficial foi divulgada.
A ideia é usar esses respiradores para casos menos graves de pacientes com a Covid-19.
A medida pode ajudar a desafogar os hospitais que desde o começo do mês estão taxas de ocupação bem acima de 90% e, em alguns dias, completamente lotados (tanto UTI como leitos clínicos - SUS e particulares).
Ampliar o atendimento
Até então, somente Hospitais Gerais e de Campanha poderiam solicitar esses leitos, que são voltados para pacientes com Covid-19, que não evoluíram para estado grave, mas que necessitam de suporte de oxigênio.
O objetivo da pasta é ampliar a assistência aos pacientes com a doença, através do Sistema Único de Saúde, e ajudar a aliviar a rede de saúde em todo o país, levando atendimento qualificado à população.
Segundo o Ministério da Saúde, apesar de os Leites de Suporte Ventilatório Pulmonar terem uma estrutura mais simples que uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), eles estão aptos a receber pacientes moderados para tratamento adequado.
Fonte: Brasil 61
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





