Hora da decisão: eleitores marilienses vão às urnas neste domingo

Compartilhe:

Daniel vota pela manhã. Camarinha está impedido de votar. Sem pesquisas oficiais, clima é de expectativa para resultado da votação.

Após cerca de três meses de campanha bastante atípica por causa da pandemia do novo coronavírus e que nas últimas semanas ganhou novos rumos, após a impugnação do candidato Abelardo Camarinha (está sob júdice), os eleitores marilienses vão às urnas neste domingo para escolher o novo prefeito e os novos vereadores.

Sem uma pesquisa oficial divulgada, o clime é de muita expectativa para saber se Daniel Alonso será reeleito ou se Camarinha receberá maioria dos votos. 

Nessa eventual segunda hipótese, a eleição para prefeito ficará nas mãos da justiça eleitoral. Se o candidato ficar mesmo impugnado, provocará uma nova eleição, da qual não poderá participar.

Só tomará posse no dia primeiro de janeiro de 2021 se conseguir reverter todo o processo judicial.

Impugnação de Camarinha 

Os advogados do candidato Abelardo Camarinha entraram com recurso junto às instâncias superiores para tentar reverter o processo de impugnação. Mas, o Ministério Público Federal deu parecer pela manutenção do juiz eleitoral de Marília pela suspensão dos direitos políticos e torná-lo inelegível.

De acordo com parecer do MPF, Camarinha é acusado de causar prejuízo na ordem de R$ 330 mil aos cofres públicos da união (na época em que era deputado federal) que teria destinado da verba de gabinete para uma rádio de sua propriedade.

O Tribunal de Contas da União considerou ilegal a transferência desses recursos e a sentença já transitou em julgado desde setembro do ano passado, ou seja, não há mais condições de recurso. 

Dia dos candidatos

Embora neste ano oito candidatos estejam disputando a eleição para prefeito, na prática a campanha ficou mesmo polarizada entre Daniel Alonso e Abelardo Camarinha.

Por isso, as atenções estão voltadas a movimentação deles nesse dia de votação. A assessoria de Daniel informou que às 10h ele estará acompanhando a votação do seu vice, Cícero do Ceasa, na escola estadual Antônio Reginato, no bairro Palmital. Posteriormente, às 10h, será a vez dele votar, no colégio Cristo Rei.

No caso de Abelardo Camarinha, como ele teve os direitos políticos suspensos por cinco anos (isso inclui o impedimento de votar), a assessoria informou que o ex-deputado estará acompanhando a votação do seu vice, Paulo Alves, no Colégio Bezerra de Menezes, às 16h.

Mesmo com a cassação, a assessoria informou que Camarinha irá à sua seção eleitoral, na Emei Bem Te Vi, às 16h30. 

Conheça os candidatos:

O portal Visão Notícias fez nos últimos dias uma sabatina com todos os candidados a prefeito sobre os temas mais importantes e que envolvem o dia a dia da população mariliense. 

Vamos trazer abaixo um breve perfil dos oito postulantes ao 2º andar do Paço Municipal:

 

Daniel Alonso (PSDB - 45) - Daniel Alonso tem 54 anos e é o atual prefeito de Marília. Antes das eleições de 2016, quando foi eleito, ele disputou as eleições de 2012 também para o cargo de prefeito.

 

Adão Brito (PDT - 12) - Adão Brito tem 42 anos, é presidente do PDT em Marília há um ano e meio e concorre pela primeira vez ao cargo de prefeito da cidade. Também é a primeira vez que o empresário disputa um cargo político.

 

Capitão Eliton (PV - 43) - O Capitão Eliton, de 46 anos, é oficial da Polícia Militar onde atua como comandante do Policiamento Ambiental. Ele é casado e tem um filho.

 

 

Abelardo Camarinha (Podemos - 19) - Abelardo Camarinha é advogado, tem 68 anos, e foi três vezes prefeito de Marília. Ele também foi eleito deputado federal e duas vezes deputado estadual.

 

Regiane Mellos (PSL - 17) - Regiane Mellos, tem 41 anos, tem uma filha, é Empresária no Ramo da Educação Profissionalizante, e Gestora de Agência de Empregos, atuando no ramo de Recursos Humanos e Assessoria a Empresas e Varejo.

 

 

Juliano da Campestre (PRTB - 28) - O comunicador e empresário Juliano da Campestre tem 40 anos e disputa a prefeitura de Marília pela segunda vez. Pelo então pelo partido Solidariedade, candidatou-se a deputado federal, mas não se elegeu.

Professor Juvenal (PT - 13) - Juvenal de Aguiar, de 72 anos, é professor aposentado e diretor regional  da Apeoesp. Foi candidato a vereador por cinco vezes (não eleito). Foi candidato a deputado federal nas eleições de 1998 pelo PDT, ficando na época como suplente.

 

 

Nayara Mazini (PSOL - 50) - Nayara de Fátima Mazini Ferrari tem 37 anos e está concorrendo ao cargo de prefeita de Marília pela primeira vez.

 

Lilian Miranda (PCO - 29) - A professora Lilian Miranda, de 42 anos, disputou as últimas eleições municipais, em 2016, quando concorreu ao cargo de vereadora em Marília, mas não foi eleita.

 

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.