Facebook Twitter YouTube
A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 09/05/2019 às 20:00

Cabo Taroco, herói mariliense, é destaque em treinamento na SWAT

  • Cabo Taroco durante o treinamento na SWAT.

Ele já havia sido homenageado pela elite da polícia norte-americana por ato de bravura e agora ficou 20 dias aprendendo as técnicas que agora serão transmitidas aos colegas de farda em Marília.

Muita gente achou estranho que o cabo Renato Taroco da Polícia Militar não compareceu à solenidade em que o governador João Doria homenageou os policiais marilienses que salvaram um bebê de 21 dias que havia se engasgado. Mas, o motivo foi um só: ele estava numa outra missão especial, desta vez em solo estrangeiro.

Taroco participou, durante 20 dias, de um treinamento especial da SWAT (a elite da polícia norte-americana). As atividades terminaram nesta quinta-feira e o policial mariliense foi um dos destaques, ficando na segunda colocação de todo o grupo. 

"Era um sonho de criança. Todo policial sonha um dia poder treinar com uma das melhores forças policiais do mundo e eu tive esse privilégio", afirmou o cabo Taroco, em mensagem ao portal Visão Notícias.

Ele agradeceu ao empenho do senador Marcos Do Val (eleito pelo estado do Espírito Santo) que contribuiu para que pudesse participar desse curso especial.

Taroco explicou que, além de participar dos treinamentos práticos com as armas e equipamentos, outro fator importante foi conhecer a legislação norte-americana que, por sinal, protege muito os policiais.

"Ninguém toca num policial norte-americano. Se tocar é como se estivesse atacando o próprio Estado e vai ser julgado por isso", observou.

Após voltar ao Brasil, uma das missões de Taroco será transmitir o treinamento que recebeu aos colegas de farda marilienses (do 9º Batalhão). 

HOMENAGEM

Aliás, a amizade entre o cabo Tacoro e os instrutores da SWAT não é de hoje.

Após conquistar o prêmio “Heróis Reais” (organizada por Marcos do Val), uma disputa nacional por meio de votação popular na qual recebeu cerca de 1,3 milhão de votos, ele recebeu como prêmio uma viagem aos Estados Unidos para conhecer a SWAT, a tradicional e especializada polícia norte-americana.

Em Beaumont, no Texas (EUA), o mariliense atingiu o ápice das homenagens e tornou-se o primeiro policial brasileiro a receber um “certificado de reconhecimento” assinado pelo tenente Kelly Cole, comandante da SWAT. 

Foram 20 dias de treinamento intenso, prático e teórico, com oficiais da SWAT.

Além do certificado, ganhou um curso de treinamento de táticas policiais realizado agora e que durou 20 dias, ministrado por oficiais daquele grupo de elite.

BRAVURAS - No dia 20 de abril de 2015, ele levantou uma viatura em chamas para salvar dois policiais que, durante uma operação, se envolveram em acidente em uma rodovia em Paraguaçu Paulista. Um deles morreu, mas o outro foi resgatado.

Mas, o cabo Taroco sofreu lesões permanentes que o afastaram das atividades de campo na PM. Agora, ele faz apenas serviços administrativos.

Mas, o destino fez com que ele fosse novamente um herói quatro anos depois e quase que no mesmo dia: em 15 de abril último, juntamente com o cabo Thiago, ajudou a salvar um bebê de apenas 21 dias que havia se engasgado.

Veja o vídeo que o cabo Taroco produziu logo após o encerramento do treinamento que participou na SWAT:

 

 

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn