Veja como vão funcionar os polos de atendimento às vítimas da dengue em Marília

Compartilhe:




Cidade tem agora quatro mortes sob investigação e 1.113 casos confirmados.

Em pouco mais de 24 horas, Marília registrou mais duas mortes que podem estar relacionadas à dengue, ou seja, a Secretaria da Saúde aguarda resultados dos exames. Com isso, são quatro mortes "sob investigação" e uma confirmada desde o início de janeiro, com 1.113 exames positivos. Agora são 68 pessoas em situação de "alarme" e três graves.

Diante desse quadro, a Secretaria Municipal da Saúde definiu a estratégia de atendimento aos moradores com suspeita ou já diagnosticados com a doença (veja abaixo).

De acordo com o boletim diário divulgado pelo Estado, existem 6309 marilienses que podem estar com dengue, ou seja, 2.598 que já colheram exames ("sob investigação") e 3.711 suspeitos que ainda não realizaram os testes sorológicos, de NS1 ou de PCR (ocorrem entre o quinto e sexto dia do início dos sintomas); 980 exames foram descartados. 

Atendimento à população

O Comitê de Enfrentamento às Arboviroses definiu os detalhes para a abertura dos três polos de atendimento à pacientes com qualquer sintoma de dengue e que começam a funcionar já nesta segunda-feira (10), a partir das 7h:

  • Polo da zona norte - Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Antonieta (rua Bertha de Camargo Vieira, 595). Funcionará diariamente das 7h às 21h;
  • Polo da zona sul  - na UBS Nova Marília (avenida Mem de Sá, 360-A), também funcionando das 7h às 21h;
  • Polo central - na sede da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), na avenida das Esmeraldas, 1.001, também com funcionamento tendo início às 7h desta segunda-feira (10). Atendimento será 24 horas.

Quem deve procurar os polos?

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio (foto), os polos funcionarão para atender exclusivamente pacientes que tenha algum sintoma de dengue: febre alta (que pode durar de dois a sete dias), dores musculares, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo, mal-estar e falta de apetite.

Quando o paciente tiver alta, ainda receberá um kit com as medicações para dar sequência ao tratamento em casa.

Dicas de como evitar os focos do mosquito transmissor da dengue:

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.