Vacina da dengue do Instituto Butantan previne contra todos os tipos da doença e será aplicada em massa neste domingo

Compartilhe:




A vacina contra a dengue do Instituto Butantan, do Governo de São Paulo, é tetravalente e foi desenvolvida para proteger contra os quatro sorotipos conhecidos do vírus. A Butantan-DV é a primeira do mundo em dose única e começou a ser aplicada neste domingo (18), em Botucatu. A cidade é uma das três escolhidas pelo Ministério da Saúde para um estudo de impacto da imunização.

Composto pelos quatro sorotipos do vírus da dengue, o imunizante se mostrou seguro e eficaz tanto em pessoas com infecção prévia como naquelas que nunca tiveram contato com o patógeno. A maioria das reações foi leve a moderada, sendo as principais dor e vermelhidão no local da injeção, dor de cabeça e fadiga. Eventos adversos sérios relacionados à vacina foram raros e todas as pessoas se recuperaram.

A aprovação da vacina foi sustentada pelos resultados de cinco anos de acompanhamento dos voluntários do ensaio clínico de fase 3 encaminhados à Anvisa. No público de 12 a 59 anos, o imunizante mostrou 74,7% de eficácia geral, 91,6% de eficácia contra dengue grave e com sinais de alarme e 100% de eficácia contra hospitalizações por dengue. 

 





Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.