Santas casas alertam sobre desabastecimento do kit intubação

Compartilhe:




Federação que reúne os estabelecimentos diz que cenário é gravíssimo. Na semana passada, direção do ABHU de Marília teve que entrar na justiça para garantir estoque dos kits.

 

Após levantamento  nesta semana, nos hospitais filantrópicos do estado (cerca de 300 associados), a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) fez um alerta sobre o desabastecimento de anestésicos e medicamentos do chamado kit intubação e considera o cenário gravíssimo.

É o caso que ocorreu com o Hospital Beneficente Unimar (ABHU) de Marília que  no começo deste mês teve que entrar com uma ação judicial contra a União e o Estado para garantir a entrega dos kits intubação destinados tanto aos pacientes do hospital como também daqueles que estão na UPA Norte, aguardando por um leito de UTI.

Os cerca de 160 hospitais que responderam ao levantamento apontaram que os estoques de anestésicos, sedativos e relaxantes musculares tem, em média, de 3 a 5 dias de duração e que os antibióticos também começaram a ficar escassos.

Os hospitais de Matão, Guarujá, Votuporanga, Presidente Epitácio, Fernandópolis e Rio Preto são exemplos de unidades que operam com estoques de 2 a 3 dias de margem.

A federação avalia que a situação no estado todo é grave e informou que os hospitais que acumulam 10 dias de estoque são raros.

Faltam fornecedores

Segundo a Fehosp, o consumo desses medicamentos está em um nível muito alto e não há fornecedores que consigam suprir a demanda na velocidade que os hospitais necessitam. Em contato com mais de 22 fornecedores nas últimas 24 horas, os hospitais não encontraram possibilidade de compra.

Além disso, a entidade informou que muitos hospitais que apontam o baixo estoque no levantamento preferem não divulgar cidade ou nome da instituição preocupados em não causar pânico nos familiares dos pacientes internados. Com informações da Agência Brasil.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.