Direção do hospital obteve liminar na Justiça, mas DRS já teria anunciado liberação antes dessa decisão. Insumos serão usados também na UPA Norte.
A diretora da ABHU (Associação Beneficente Hospital Unimar), Márcia Mesquita Serva Reis, anunciou na manhã desta sexta-feira que recebeu comunicado da Direção Regional deb Saúde (DRS) informando que o Hospital Beneficente da Unimar deve receber entre hoje e amanhã kits de entubação de pacientes com a Covid-19. Segundo ela, a quantidade prevista será suficiente para cerca de 15 dias.
"Essa informação de insumos veio antes da liminar, mas acho que tudo fortalece para garantirmos um atendimento de excelência para a população, torcer para a questão das entregas dos insumos se regularizar daqui para frente", afirmou Márcia em mensagem, via WhatsApp, ao portal Visão Notícias.
Os kits também deverão ser destinados para pacientes que estão internados na UPA Norte, dependendo das necessidades.
Esses pacientes permanecem na unidade e também no PA Sul aguardando vagas nos hospitais, conforme estratégia determinada pela Prefeitura.
Ação judicial
O setor jurídico do hospital teve que entrar com uma ação judicial, contra a União e o Estado, para conseguir a liberação dos kits destinados aos pacientes graves atendidos no HBU que é referência para atendimento a casos de Covid-19 em Marília.

No pedido de liminar, a diretoria clínica relatou que a quantidade de insumos e kits intubação existente seria suficiente para garantir atendimento aos pacientes somente até a próxima segunda-feira.
O HBU informou ainda que recebeu, em forma de empréstimo, na semana passada, kits do Hospital das Clínicas de Marília e do Hospital Regional de Assis.
A liminar foi assinada pelo juiz federal substituto Caio Cezar Maia de Oliveira, da cidade de Assis, responsável pelo plantão judicial.
“O suporte ventilatório pulmonar (mais conhecido como entubação ou intubação) é essencial à preservação da vida de pacientes com comprometimento respiratório e pode ter por objetivo manter uma via aérea segura...Sem tal providência, o risco de morte aumenta a cada dia para tais pacientes”, diz o juiz na decisão. Ele também fixou multa de 50 mil reais por dia caso a decisão seja descumprida.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





