ABHU, responsável pelo gerenciamento, notificou oficialmente a falta de equipamentos e até rede de oxigênio. Dois pacientes na unidade internados já morreram.
A internação de pacientes com o novo coronavírus na UPA Norte, que desde o começo da semana está ocorrendo na ala de observação não Covid-19, está ocorrendo sem a aprovação da direção do do Hospital Beneficente Unimar (ABHU), que é responsável pelo gerenciamento da unidade.
A implantação de 16 leitos leitos tanto na UPA Norte como também no PA Sul foi a única saída encontrada pela Prefeitura de Marília para amenizar o problema da falta de leitos, principalmente de UTI, que há vários dias chega a atingir 100% de taxa de ocupação (SUS e particulares). Esses leitos estão sendo utilizados por pacientes considerados "não graves" que aguardam por transferência aos hospitais.

Neste domingo, a diretora do hospital, Márcia Mesquita Serva Reis, confirmou ter enviado uma notificação à Secretaria Municipal da Saúde informando que não concordava com a medida uma vez que a referida ala não teria estrutura para fazer esse atendimento (veja documento).
Márcia alertou, no documento, que a ala não possui inclusive rede de oxigênio no setor (o que é fundamental para garantir a sobrevivência dos pacientes com sintomas mais graves da doença) e falta também kits de intubação.
A diretora alertou que a implantação dessa medida coloca em risco os demais pacientes atendidos na UPA Norte.
Mortes na UPA
O documento da diretoria do ABHU é datado do dia 22 de março, segunda-feira.
A própria Secretaria da Saúde divulgou na quinta-feira, dia 25, que entre os oito óbitos registrados naquele dia, dois deles ocorreram de pacientes que estavam internados na UPA Norte (uma mulher, de 61 anos e um homem de 58 anos).
Marília terminou esta semana com 40 mortes, com um total de 289 óbitos desde o início da pandemia.
O portal Visão Notícias entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura.
Mas, até o final desta tarde nenhuma nota oficial havia sido divulgada à respeito do documento protocolado pelo Hospital Beneficente Unimar.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





