Em meio a dor da família e dos amigos pela sua perda, a morte do jovem mariliense Rhuan Carlos Gonçalves Peloso, de 24 anos, que há dois anos lutava contra um câncer no cérebro, está garantindo a vida de outras pessoas. É que a família autorizou a doação dos órgãos, cuja captação ocorreu na Santa Casa. O sepultamento do rapaz ocorrerá nesta quinta-feira, às 9h, no cemitério da Saudade.
Rhuan, que trabalhava como barbeiro, descobriu o câncer há dois anos após sentir dor de cabeça e sofrer desmaios. Os médicos diagnosticaram que ele está com um tumor no cérebro.
Ele passou por cirurgias, realizando um longo e sofrido tratamento. Mas, nesta semana, após novo procedimento cirúrgico, na Santa Casa de Marília, ele sofreu duas paradas, entrou em coma e acabou tendo morte cerebral.
Doação de órgãos
Profissionais da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) conversaram com os familiares de Rhuan que autorizaram a doação de múltiplos órgãos. As equipes, em trabalho conjunto, então retiraram coração, fígado, rins, globo ocular (para transplante de córneas), tendões e ossos.
O coração foi levado por equipe de especialistas, através de transporte aéreo, para ser transplantado em hospital da capital paulista; o fígado foi para transplante em paciente de Barretos; enquanto que os rins, córneas, ossos e tendões ficaram em Marília.
Quer ser doador de órgãos? Veja como clicando AQUI.
Homenagem e campanha
Em homenagem ao doador e aos familiares dele, foi feito um corredor humano e quando da passagem do corpo todos os profissionais envolvidos fizeram uma salva de palmas. A partir daí o corpo de Rhuan foi liberado à família para o velório e o sepultamento aconteceu na quinta-feira, às 9h, no cemitério da Saudade.
Como a doença enfrentada por Rhuan mudou toda a rotina familiar (o pai teve que sair do emprego para cuidar do filho, a mãe sofreu uma trombose e o único sustento vinha do trabalho do filho mais novo, de 18 anos) uma campanha está sendo realizada por amigos para ajudar tanto no sepultamento como também nas demais despesas da família.
Quem puder ajudar, basta fazer doações via PIX. Chave: (14) 99834-7797 (em nome de Leandro Januário).
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





