O Ministério Público Federal (MPF), em parceria com a empresa Rumo Logística, concessionária da malha de ferrovias no Estado, realiza hoje (14) um encontro com lideranças de Marília e região discutir as propostas para retomada da malha paulista de trens e reativação do ramal entre Bauru e Panorama, passando por Marília, para trens de distribuição de carga. O evento será realizado a partir das 19h, no anfiteatro da Unimar.
Segurança será um dos temas em debate.
A empresa Rumo Logística é composta por concessões ferroviárias no Brasil, totalizando 12 mil km de ferrovias, cerca de mil locomotivas e 27 mil vagões, por meio dos quais a Companhia transporta commodities agrícolas e produtos industriais.
De acordo com os organizadores, objetivo é discutir a viabilidade, os investimentos necessários, o potencial da região para contar com o serviço e as implicações da retomada. Por isso, não estão previstas datas, prazos já que a possível retomada efetiva da malha dependerá desse debate nesta noite.
Hoje todo o trecho passando por Marília está abandonado.
Devem participar do encontro em Marília diretor de Relações Governamentais e Regulatório da Rumo, Guilherme Penin; e o gerente de Relações Governamentais, Emanoel Tavares. Serão discutidos temas como impacto urbano, criação de contornos e anéis ferroviários, formação de áreas de depósito e embarque dos trens, pátios de manobra e também a questão de segurança da malha viária.
Veja também:
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288