Prefeitura intensifica ações de combate à dengue em todas as regiões de Marília

Compartilhe:




Duas novas frentes de trabalho começam neste sábado.

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília anunciou que neste sábado atuará com duas frentes de trabalho no combate à dengue, sendo uma formada por agentes comunitários de saúde na intensificação do controle de criadouros; e outra dos agentes de controle de endemias que farão o bloqueio nas áreas que serão nebulizadas. A cidade tem mais de 5 mil casos confirmados (veja abaixo).

Além disso, as nebulizações noturna (fumacê) e costal e a instalação de mais 3 mil EDLs (Estações Disseminadoras de Larvicida). O trabalho do “fumacê” está com programação de ampliação da capacidade na próxima semana. As ações são realizadas e supervisionadas pelo Núcleo de Zoonoses e Controle Vetorial, através dos agentes de controle de endemias, agentes comunitários de saúde e supervisores de saúde.

Nebulização noturna

Com relação à nebulização noturna, serão realizadas três áreas da UBS Alto Cafezal, sendo que a primeira área já recebeu o “fumacê” por duas semanas; a segunda área está na primeira semana; e a terceira área terá início na semana que vem – são quatro semanas consecutivas em cada área. A área da UBS Santa Antonieta já está na terceira semana e será concluída na próxima semana.

Esta semana na nebulização noturna foi finalizado o 4° ciclo de aplicação de áreas das unidades de saúde do Costa e Silva; Altaneira/Cascata e Aniz Badra/JK, sendo que a programação para a próxima semana prevê o trabalho em mais duas áreas da USF São Miguel.

A nebulização costal tem sido realizada em imóveis de grande circulação de pessoas durante o dia, como escolas, prédios públicos e unidades de saúde. As ações já foram executadas nas zonas norte e sul, no período noturno, e na próxima semana estão programadas para os imóveis da região do Alto Cafezal.

O trabalho do BR Aedes, borrifação de inseticida residual, já foi feito no Ganha Tempo, Procon, Emei Bem Te Vi e no polo central de atendimento à dengue e estão na programação futura os prédios do Departamento Regional de Saúde (DRS IX), do Poupatempo e os dois locais educacionais da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) – ao lado da Marilan e na avenida Monte Carmelo.

Doença avança na cidade

Todas as ações que estão sendo intensificadas têm por objetivo tentar conter o avanço da dengue em Marília. De acordo com o levantamento da Secretaria Estadual da Saúde, a cidade está agora com 5.092 casos positivos da doença, dos quais 277 pacientes em situação de alarme e outros 27 em estado grave.

O levantamento aponta ainda que Marília está com 22.306 pessoas com sintomas da doença, sendo desse total 8.607 que já colheram exames e aguardam
 resultados dos exames do Instituto Adolfo Lutz. Desde o começo do ano, foram confirmadas oito mortes e outros 10 óbitos dependem de resultados dos exames.


 

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.