O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha, anunciou que conseguiu um acordo entre o Aeroclube e a Rede VOA, permitindo que a concessionária realize melhorias no aeroporto. A Prefeitura irá doar uma área para construção de nova sede da entidade, próxima ao aeroporto. Com isso, a rede VOA finalmente fará a ampliação do aeroporto, a partir do ano que vem.
O impasse entre o Aeroclube e a Rede Voa se arrastava há meses, o que estaria impedindo o início das obras previstas no contrato de concessão junto ao governo do Estado. A concessionária alegava que a área ocupada pela entidade bloqueava, por exemplo, a ampliação do pátio e melhorias no terminal. Por sua vez, o Aeroclube, que funciona há 85 anos no local, queria permanecer no local, alegando sua relevância histórica, bem como que a rede VOA pretendia usar o espaço para fins comerciais.
A sede do Aeroclube está localizada anexo ao aeroporto e tem sido motivo de muita polêmica.
Diante dessa situação, a Prefeitura convidou todos os envolvidos para uma reunião que durou cerca de duas horas e meia, chegando-se a um acordo. O encontro teve a participação do presidente da Rede VOA, Marcel Moure, e do vice-presidente do Aeroclube, Carlos Eduardo Menezes, bem como de outros membros da entidade e de lideranças políticas, como vice-prefeito Rogerinho, o presidente da Câmara Municipal, Danilo Bigeschi; e o chefe de Gabinete, Rafael Takamitsu.
A Prefeitura pretende doar uma área de 2.221 metros quadrados e fica entre as ruas Hélio Alves Ambrósio e Aldino Grassi, ao lado do aeroporto (onde fica a "praia dos spotters") para construção da nova sede do aeroclube.

“A reunião foi de conciliação, e agora a Rede VOA vai ficar desimpedida para fazer os investimentos e ampliações do aeroporto, o que beneficiará os passageiros de Marília, mas também poderá impactar positivamente na economia, uma vez que novas empresas poderão operar em Marília”, afirmou Vinicius Camarinha.
E a área dos spotters?
A notícia dessa doação agora se transformou numa preocupação para os spotters de Marília que poderão perder o único ponto para fotografar os aviões. Os "spotters" são apreciadores e observadores de aviões, uma prática tem crescido na cidade, com atividades que incluem a observação e fotografia de aeronaves, especialmente no Aeroclube local, conhecido informalmente como a "Praia dos Spotters". Eles decidiram recuperar e estão preservando a área que agora está sendo doada pela Prefeitura para a construção da nova sede do Aeroclube.

Existem comunidades online, como as páginas "Marilia Plane Spotting" no Facebook e Instagram, que reúnem os aficionados para compartilhar fotos e notícias sobre o assunto. A expectativa é de que haja um acordo entre eles e o aeroclube para que seja mantido um local para essa observação e fotografia de aeronaves.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





