O Hospital de Base (HB) de Bauru informou que Fernanda Cristina Policarpo, 29 anos, declarada morta por uma médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Bauru após ser atropelada por um veículo, na SP-294 e ser reanimada por outro profissional, "está despertando, responde a estímulos e segue comandos da equipe médica".
De acordo com nota encaminhada pela Secretaria de Estado da Saúde, a paciente permanece internada em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), "com relativa estabilidade clínica". E acrescenta que "há previsão de retirada do tubo orotraqueal, caso as condições respiratórias permitam".
De acordo com a Polícia Rodoviária, Fernanda foi atingida por um Chevrolet Tracker que seguia no sentido Bauru-Marília pela rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), próximo ao bairro Fortunato Rocha Lima. Inicialmente, uma médica do Samu atestou o óbito da mulher no local, sendo o corpo coberto com uma manta térmica até a remoção ao IML.
Mas, posteriormente, com a chegada da USA (Unidade de Socorro Avançado) da concessionária Eixo SP, que administra o trecho, quando o corpo seria removido para o acostamento visando evitar novos acidentes, o médico da equipe, em uma nova avaliação, notou que a vítima apresentava sinais vitais, "notadamente movimentos respiratórios".
Diante dessa situação, A mulher foi reanimada e imediatamente encaminhada ao Pronto-Socorro Central (PSC) e transferida para o Hospital de Base.
Médica está afastada
Na segunda-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde informou, por meio de nota, que a médica do Samu envolvida no atendimento de Fernanda foi afastada de suas atividades até a conclusão de um procedimento instaurado para apurar o caso.
A pasta disse que instaurou uma apuração técnica para esclarecer os fatos relacionados ao atendimento realizado pela equipe na ocorrência e que afastou a profissional "como medida administrativa preventiva". Fonte: JC Net/editada.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288




