Foi sepultado no final da tarde deste domingo, no cemitério da Saudade, em Marília, o corpo de uma criança de apenas um ano que morreu com suspeita de sarampo.
A morte aumenta ainda mais a preocupação em torno da doença na cidade, onde a Secretaria Municipal da Saúde já estava em alerta máximo, desde o mês passado.
Mesmo aguardando o laudo para confirmação se o óbito foi mesmo pela doença, a Prefeitura anunciou a suspensão das aulas, nesta segunda-feira, na escola infantil/berçário onde ela estudava. A assessoria de imprensa da Prefeitura emitiu uma nota, onde confira que as aulas foram suspensas, mas sem citar o motivo:
“A Prefeitura de Marília, através da Secretaria da Educação, informa que, por precaução, suspendeu as aulas nesta segunda-feira (6) no Berçário Mãe Cristina, localizado na rua Coronel José Braz, em virtude do falecimento de uma aluna da unidade. A Secretaria da Saúde acompanha o caso para determinar a causa da morte”.
O Visão Notícias teve acesso à um comunicado que teria sido divulgado pela direção da EMEI Mãe Cristina, no qual observa que por enquanto é somente uma suspeita:
“Gostaríamos de informar que, até o momento, há uma suspeita de que a causa da morte de (...) possa estar relacionada ao sarampo. No entanto, ressaltamos que aguardamos o laudo oficial da autópsia para confirmação ou descarte dessa hipótese.
Reiteramos que essa decisão se fundamenta na necessidade de adotar ações preventivas, mesmo na ausência de confirmação definitiva, para proteger nossa comunidade escolar".
Alerta máximo
Devido ao aumento significativo de casos de sarampo em diversas regiões do Brasil e ao surgimento de várias ocorrências suspeitas em Marília e municípios vizinhos, desde o mês passado a Secretaria Municipal da Saúde já estava em alerta máximo contra a doença.
Uma das principais medidas é intensificar a vacinação (vacina tríplice viral) disponível gratuitamente nas unidades de saúde.
O que é o sarampo?
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, que pode causar complicações graves, principalmente em crianças menores de cinco anos, adultos não vacinados e pessoas com imunidade comprometida.
Os principais sintomas incluem: febre alta; manchas vermelhas pelo corpo; tosse; coriza (nariz escorrendo); e conjuntivite (olhos vermelhos e lacrimejantes).
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288