Sarampo volta a preocupar, Governo reforça importância da vacinação e Marília faz monitoramento

Compartilhe:




O Governo de São Paulo reforça a importância da vacinação contra o sarampo frente ao alerta epidemiológico emitido por países vizinhos ao Brasil. Com o início das férias escolares, e as viagens nacionais e internacionais, a Secretaria de Estado ressalta o cuidado ao risco de exposição e reintrodução do vírus no país. A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba.

Desde 2024, todas as regiões da Organização Mundial da Saúde (OMS) registraram aumento no número de casos da doença. No Brasil, somente neste ano, foram confirmados cinco casos de sarampo até o momento, sendo um deles no estado de São Paulo, de fonte de infecção desconhecida.

Para aqueles que forem viajar, é necessário atualizar a caderneta de vacinação pelo menos 15 dias antes do embarque.

Os viajantes que apresentarem febre e exantema até 21 dias após o retorno devem evitar contato com outras pessoas, procurar atendimento médico imediato e informar seu histórico de deslocamento ao profissional de saúde.

Situação em Marília
A Secretaria Municipal da Saúde 
 de Marília esclareceu que não foi registrado nenhum caso de sarampo no município nos anos de 2024 e 2025. A vacina está disponível gratuitamente pelo SUS e deve ser aplicada aos 12 meses de idade, com reforço aos 15 meses.

A Secretaria informa também que o município realiza um monitoramento ativo de todas as portas de entrada da rede de saúde, pública e privada, em busca de possíveis casos.

Além disso, há vigilância constante da rede laboratorial, acompanhando qualquer exame que possa indicar positividade para sarampo.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.