Com impugnação praticamente certa de Camarinha e sem prazo para mudança na chapa, hipótese pode ocorrer se ele vencer nas urnas.
O candidato a prefeito pelo Podemos, Abelardo Camarinha, poderá "forçar" a Justiça Eleitoral a realizar novas eleições municipais em Marília. Essa hipótese jurídica foi levantada durante a cerimônia de lacração das urnas, realizada nesta tarde pelo Cartório Eleitoral.
A impugnação de Camarinha é considerada como certa pelos juristas. Como já passou o prazo de troca de candidatos, o nome dele vai aparecer nas urnas. Mas, todos os votos que receber serão automaticamente anulados.

Cerimônia de teste das urnas nesta tarde no Cartório Eleitoral. Equipamentos foram lacrados pela manhã.
Como assim?
A possibilidade de novo pleito poderá ocorrer se eventualmente ele vencer nas urnas no dia 15 de novembro, ou seja, ter mais votos do que os demais candidatos a prefeito.
Juiz eleitoral Luis Cesar Bertoncini e a chefe do Cartório, Karina Marcussi Gomes.
Pela legislação eleitoral, neste caso serão marcadas novas eleições municipais para prefeito, logicamente sem constar o nome dele. A coligação terá que indicar outra chapa. Aliás, como teve os direitos políticos suspensos, Abelardo Camarinha ficaria impedido até de votar neste dia 15.
Outra dúvida levantada foi quanto aos vereadores ligados à coligação, levando-se em conta o coeficiente eleitoral que vai definir os eleitos para o Legislativo.

Como é uma eleição "separada", quem votar nos candidatos a vereador, os postulantes terão os votos computados, inclusive em relação ao chamado "voto de legenda". Só mesmo na hipótese de "anular" efetivamente é que o voto não será contabilizado.
Nesta tarde, o juiz eleitoral, Luis Cesar Bertoncini, disse que não poderia comentar sobre qualquer caso específico de candidatos. Ele informou apenas que por enquanto está valendo a sua sentença de impugnação de Abelardo Camarinha e, sobre a decisão do TSE, aguarda uma comunicação oficial daquele órgão superior. O candidato tentou um novo recurso em primeira instância, mas não conseguiu.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





