O inverno no Hemisfério Sul começa às 23h42 desta sexta-feira (20) e termina em 22 de setembro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação é marcada pelo período menos chuvoso das regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste, informa a Agência Brasil.
Na região de Marília, a previsão de uma nova onda de frio só deve chegar na próxima semana (veja abaixo). Só lembrando que já tivemos outras frentes frias em pleno outono.
“Além de uma menor incidência de radiação solar, a estação caracteriza-se pelas incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam queda na temperatura do ar, resultando em valores médios inferiores a 22 graus Celsius (°C) sobre a parte leste das regiões Sul e Sudeste do Brasil”, diz o instituto.
A previsão para o inverno na Região Sudeste indica predomínio de chuvas abaixo da média, porém, não estão descartadas chuvas em áreas pontuais do litoral da região, devido à passagem de frentes frias.
De acordo com o instituto, as temperaturas tendem a permanecer acima da média em grande parte da região. E não se descarta a possibilidade de queda na temperatura média do ar devido à entrada de massas de ar frio em alguns dias, podendo ocorrer formação de geadas em pontos isolados de áreas com altitude elevada.
Inverno na região
De acordo com o Climatempo, a chegada do inverno não muda a temperatura na região de Marília, pelo menos nos próximos dias. Até domingo, as temperaturas mínimas devem ser de 16 °C (nesta sexta-feira foi menor: 14°C).
Já na segunda-feira a previsão é de chuva, inclusive com risco de temporal à tarde, o que deve derrubar as temperaturas. Tanto que na terça e quarta-feira a previsão será de mínima de 6°C, mas sem previsão de chuva nestes dois dias.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





