Vítima estava preparando almoço para comemorar o dia das mães. Confira dicas de segurança!
Um descuido no momento de acender a churrasqueira custou a vida do pedreiro Josimar Costa Pereira, de 56 anos, em Marília. Ele estava internado no Hospital das Clínicas após sofrer graves queimaduras em 55% do corpo, mas acabou não resistindo. O sepultamento ocorrerá nesta sexta-feira, às 16h, no cemitério de Padre Nóbrega.
De acordo com a família, no último domingo (dia 11), Josimar decidiu fazer um churrasco com a família para comemorar o Dia das Mães. Mas, o produto inflamável que ele usou para encher um recipiente acabou explodindo no momento que riscou o fósforo.
A vítima foi socorrida em estado grave pelo SAMU e internada no Hospital das Clínicas, porém acabou falecendo ontem. A família chegou a fazer um apelo nas redes sociais, tentando conseguir uma vaga em hospital especializado para tratamento de queimados. A UTQ da Santa Casa de Marília está desativada desde maio de 2023, ou seja, está completando dois anos.
Dicas de segurança

O principal perigo de acender uma churrasqueira é o risco de explosão causado pelo uso de produtos inflamáveis, como álcool.
É que, mesmo em pequenos volumes, pode liberar vapores inflamáveis que, ao entrar em contato com uma chama, provocam uma explosão. Procure optar por alternativas mais seguras, como acendedores específicos ou óleo de cozinha. Se for usar álcool, apenas em gel.
Confira orientações do Corpo de Bombeiros:
- Use apenas carvão ou lenha de qualidade e evite usar líquidos inflamáveis, como gasolina ou querosene, para acender a churrasqueira. Estes líquidos podem causar incêndios inesperados;
- Não jogue líquidos inflamáveis, como álcool ou gasolina, na churrasqueira para acender o fogo. Prefira usar produtos próprios para acender churrasqueiras como pastilhas de álcool sólido.
- Caso improvise com opções caseiras como pão com álcool e papel embebido em óleo, tenha cuidado com a quantidade de produto aplicado;
- Permita que somente maiores de 18 anos de idade manuseiem a churrasqueira. Certifique-se de que a churrasqueira esteja bem ventilada e nunca a use em áreas fechadas como garagens ou varandas cobertas.
- Mantenha crianças e animais de estimação afastados da área da churrasqueira. Nunca os deixe desacompanhados perto do fogo;
- Nunca deixe a churrasqueira desacompanhada. Esteja presente durante o preparo do churrasco para monitorar a temperatura e evitar possíveis acidentes;
- Use utensílios apropriados para manusear a comida na churrasqueira e use luvas resistentes ao calor para evitar queimaduras e cortes;
- Posicione a churrasqueira em um local plano, seguro e longe de qualquer objeto ou estrutura inflamável como árvores, fiação, tecidos, papéis, plástico, materiais de construção etc.
- Use roupas adequadas e evite roupas largas ou com tecidos inflamáveis. Retire joias como pulseiras e anéis ao manusear a churrasqueira de modo a evitar seu aquecimento e possíveis queimaduras.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288