Governo espera que Prefeitura de Marília 'reveja' decisão de pular fase do Plano SP

Compartilhe:




"Primeiro eu quero as regras do jogo claras e também a tabela", respondeu o prefeito Daniel. Ele não pretende mudar a flexibilização em Marília.

A decisão do prefeito Daniel Alonso, de não concordar com a fase determinada pelo Plano São Paulo, abrindo outros segmentos que não estavam na fase 2 (laranja", acabou sendo um dos assuntos da coletiva desta tarde no Palácio dos Bandeirantes. O assunto já causa polêmica. 

Ao responder pergunta feita por uma jornalista da TV Record, sobre o fato de Marília ter um decreto próprio, abrindo inclusive academias, o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, informou que a Prefeitura já foi "notificada" sobre essas decisão e espera que o chefe do Executivo "reveja" essa decisão.

A pergunta foi feita pela jornalista ao governador João Doria, mas ele resolveu "repassar" a resposta sobre Marília ao secretário já que ele vem tratando diretamente sobre as medidas com os prefeitos do interior no chamado "Conselho Municipalista".

Não concorda

Prefeito Daniel com o secretário Marcos Vinholli durante videoconferência.

Há pouco, o portal Visão Notícias conversou por telefone com o prefeito Daniel Alonso.

Ele confirmou ter recebido essa "notificação", mas respondeu ao secretário que antes de discutir qualquer nova tomada de decisão (o fato de Marília aplicar a fase "verde" e não "laranja" ddo plano SP) precisa ter em mãos as "regras do jogo e a tabela".

Isso porque não concorda com o fato de regiões como Bauru e Presidente Prudente terem conseguido atingir a fase "amarela" (enquanto que a região de Marília estar na fase laranja), sendo que os números mostram que as outras duas regiões têm "piores" números da Covid-19.  

Daniel deixou claro que a polêmica não é por questões políticas e sim "técnicas" ao insistir que a assessoria do governador Doria não quer admitir que errou na classificação anunciada na semana passada.

Mudanças de fases

O mapa de projeção, mostrado na coletiva, indica que as regiões de Bauru e Barretos devem regredir para fase laranja. Marília não deve ter mudança.

O governo do Estado vai aguardar mais uma semana para anunciar possíveis mudanças de fase de flexibilização da quarentena no chamado "Plano SP", mas na coletiva desta tarde foram antecipadas algumas medidas.

A região de Marília, por exemplo, deve se manter na fase "laranja". Em compensação, a região de Bauru e Barretos (estavam na fase amarela), devem regredir também para "laranja", em virtude do aumento do número de óbitos.

O comparativo entre as três regiões foi o motivo da polêmica.

A previsão era de que as atualizações do plano ocorreriam semanalmente.

Tanto que na reunião de ontem os prefeitos representantes das 15 regiões administrativas que fazem parte do Conselho Municipalista, havia expectativa de que nesta quarta-feira seriam apresentados novos números e possíveis mudanças nas classificações. 

Mas, isso só deve ocorrer a "cada 15 dias", informou a secretária Patrícia Hellen.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.