Objetivo é evitar situações como de Marília, onde a taxa de ocupação chegou a 100%, com transferência de pacientes.
O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ação civil pública para que a Justiça determine que a União estabeleça norma de habilitação, com trâmite mais rápido, de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para pacientes com covid-19.
Além disso, a ação requer que as planilhas já existentes de habilitação sejam complementadas de forma a facilitar a consulta e sejam disponibilizadas no site do Ministério da Saúde ou em outro endereço eletrônico de livre acesso pela população.
A ação decorre de acompanhamento do MPF sobre a disponibilidade de leitos de UTI para Covid-19 no estado de São Paulo. Ao analisar os dados disponíveis, observou-se lapso de até três meses entre a solicitação da habilitação e o atendimento pelo Ministério da Saúde.
Região de Marília
É o caso, por exemplo, de Marília. Nos últimos dias, a taxa ocupação de leitos atingiu 100%, obrigando a Prefeitura a transferir pacientes graves com Covid-19 para outras cidades. Domingo, por exemplo, a taxa de ocupação foi de 84%.
Aliás, essa situação ocorre em praticamente todos os hospitais da região, obrigando o Estado a habilitar 25 novos leitos juntamente com a decisão de regredir para a fase vermelha.
Confira a íntegra da ação, clicando AQUI.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





