Concurso do Governo do Estado vai premiar melhores cafés de São Paulo

Compartilhe:

Objetivo é estimular produção sustentável de grãos de alta qualidade. É o que ocorre, por exemplo, na região de Garça.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento divulgou as regras do Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo, que visa ampliar a produção sustentável de grãos de alta qualidade com práticas agrícolas inovadoras nas principais regiões produtoras do estado.

O concurso vem em um momento de otimismo no setor para a atual safra de café, que deve ser beneficiada pelo grande volume de chuvas no início deste ano.

O Instituto de Economia Agrícola estima que a safra 2022/2023 deverá chegar a 4,8 milhões de sacas, aumento de 9,2% em relação à temporada anterior.

Um exemplo de qualidade na produção cafeeira ocorre na região de Garça, considerada um dos maiores polos cafeeiros do estado de São Paulo, produzindo cafés finos, reconhecidos no Brasil e no exterior, há mais de 100 anos. No final do ano passado, foi reconhecido como polo produtor de café do Estado.

Como participar

O concurso é aberto a todos os cafeicultores paulistas, com inscrição é gratuita. Os participantes devem submeter amostras para avaliação de especialistas em uma degustação às cegas. A última edição reuniu cerca de 200 amostras e, neste ano, a meta é ultrapassar a marca de 500 inscritos.

O prazo final para entrega das inscrições e amostras dos cafés nas Coordenadorias de Assistência Técnica Integral (CATIs) Regionais é 15 de outubro.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.