Cenipa começa investigação sobre a queda de avião que causou a morte de instrutor e aluno

Compartilhe:

Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) iniciou nesta quarta-feira as investigações para apurar as causas da queda de um avião monomotor em Rio Preto e que causou a morte dos ocupantes, um instrutor de voo e o aluno. Os corpos das vítimas estão sendo velados por familiares.

O acidente ocorreu na terça-feira (1º), envolvendo um avião de instrução, modelo CAP-4 Paulistinha. A aeronave decolou do Aeroporto Estadual Professor Eribelto Manoel Reino de São José do Rio Preto às 11h43 e ficou apenas sete minutos no ar. O destino do voo é desconhecido.

O avião era ocupado pelo instrutor de voo Abner Oliveira (41 anos - pretendia ser piloto agrícola e, para isso, estava acumulando mais horas de voo) e pelo aluno, Felipe Coiado (23 anos). De acordo com o Samu, as vítimas sofreram politraumatismo craniano devido à queda.

O corpo do aluno será sepultado às 17h, no cemitério de Potirendaba. Já o do piloto Abner Oliveira, começa a ser velado  às 18h, no cemitério Jardim da Paz, em Rio Preto. O sepultamento dele está previsto para quinta-feira (3), às 11h.

Causas do acidente
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), órgão regional do Cenipa, foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave.

Durante a primeira etapa do trabalho, são aplicadas técnicas específicas por profissionais responsáveis pela coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.

As investigações conduzidas pelo Cenipa têm como objetivo contribuir para a prevenção de acidentes aeronáuticos, disseminando lições aprendidas por meio dos relatórios finais de investigação e, quando aplicáveis, por meio das recomendações de segurança.

Nota oficial
Em nota, publicada nas redes sociais, o aeroclube informou que a dupla fazia um voo de instrução no momento do acidente e lamentou o ocorrido: "Reiteramos nosso compromisso com a segurança e com a apuração transparente dos fatos, em colaboração com as autoridades competentes."

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.