Bebê nascido em casa: hospital garante que 'deu toda assistência'

Compartilhe:




Secretaria Estadual da Saúde evita falar sobre possível negligência

O caso da mulher que teve o bebê em casa, depois de ser liberada pelo Hospital Materno-Infantil (HMI), teve repercussão estadual após a divulgação no portal Visão Notícias. Já a Secretaria Estadual da Saúde procurou amenizar a situação, alegando que foi dada "toda assistência", sem comentar se irá apurar uma possível negligência da médica que atendeu o caso.

Diversos órgãos de imprensa, inclusive emissoras de TV, pediram as fotos e informações sobre a família. O problema aconteceu depois que a mãe, Fernanda Maria Barteli, de 25 anos, deu entrada no HMI informando que estava para ter o seu bebê.

Todavia, a médica de plantão, após uma avaliação clínica (inclusive exames de "toque"), entendeu que não era o momento e que a paciente deveria ser transferida para o HMI.

Mas, enquanto Fernanda e o esposo (Clayson) resolveram passar antes em casa, a criança acabou nascendo em cima da cama do casal.

O SAMU foi acionado e as equipes ajudaram no parto. A família registrou boletim de ocorrência e o caso será apurado pela Polícia Civil.

"Toda assistência"

O Visão Notícias enviou demanda à Secretaria Estadual da Saúde questionando o procedimento adotado no hospital. Em nota, alegou que toda assistência foi prestada, inclusive após o nascimento do bebê. Acompanhem:

"O Hospital Materno Infantil (HMI) de Marília informa que a paciente F.M.B. recebeu toda a assistência necessária pela equipe de Ginecologia e Obstetrícia desde a sua entrada na unidade. Após avaliação médica, em que foi constatado o seu quadro clínico estável, ela foi encaminhada à Maternidade da Gota de Leite, unidade de referência para baixa e média complexidade".

Mas, a nota não fala sobre on fato do bebê ter nascido em casa, após a mulher ser liberada pelo hospital. Acrescenta apoenas que "após o nascimento da criança, o recém-nascido foi encaminhado ao HMI, onde recebeu toda a assistência e está estável".

 

 
 
Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.