Dois aviões da Esquadrilha da Fumaça colidiram no ar durante um treinamento e um deles caiu na manhã desta quarta-feira (30), entre Descalvado e Porto Ferreira/SP. A outra aeronave conseguiu pousar em segurança. Segundo a Academia da Força Aérea (AFA), o piloto conseguiu se ejetar e ninguém ficou ferido.
O Comando da Aeronáutica informou que as duas aeronaves modelo A-29 Super Tucano, pertencentes ao Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), acidentaram-se durante voo de treinamento, realizado em área desabitada, destinada para essas atividades.
Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) estão se deslocando até o local para iniciar os procedimentos de ação inicial da ocorrência.
Equipes do Corpo de Bombeiros de Porto Ferreira foram acionadas e conseguiram controlar o incêndio provocado após a queda da aeronave.
O último registro de queda envolvendo aeronaves da AFA foi em abril de 2022, também sem vítimas, após apresentar problemas técnicos.
Logo após o procedimento de decolagem, os dois tripulantes, o piloto e um mecânico, ejetaram-se com sucesso, vindo a aeronave a colidir com o solo. Ambos foram resgatados por um helicóptero de resgate da AFA e não sofreram ferimentos.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288