Centenas de competidores disputam corrida na manhã deste domingo
Após 29 anos interrompida, a prova pedestre Dermânio da Silva Lima está de volta neste domingo em Marília. Centenas de competidores estarão participando da corrida a partir das 7h30, na avenida das Esmeraldas, próximo ao colégio Criativo, num percurso de 7 Kms. A entregas dos kits aos participantes ocorreu neste sábado, reuindo integrantes da família e atletas tradicionais.
"Para a família é muito emocionante ter de volta um nome que fez muito pela cidade de Marília", afirmou o sobrinho do corredor, Dermânio Lima Ribeiro, de 62 anos, que também é corredor. Ele explica que tem o mesmo nome do seu tio numa homenagem feita pela sua mãe ao irmão que havia falecido um ano antes do seu nascimento. "Minha mãe e meu pai eram primos e meu paiu gostava muito do Dermânio e aceitou que eu recebesse o seu nome", explicou.
Desde a adolescência Dermânio (o tio) apresentava aptidão pelo atletismo, mas foi somente 1936, aos 20 anos, que ele tomou gosto pelas corridas de “fundo” (acima de 5km).
Com seu talento nato, no mesmo ano decidiu participar da sua primeira corrida, a Volta de Marília, realizada em 15 de novembro de 1936 e para surpresa de todos ganhou a prova logo na sua estreia.
Em 1946, conquistou o título de campeão e o recorde brasileiro nos 3.000 metros rasos na cidade de Porto Alegre/RS, além de vencer a São Silvestre.
No ano seguinte, representou o Brasil no Sul-Americano de atletismo no Chile, sagrando-se vice-campeão. Além disso, chegou a ocupar o 3º lugar entre os 10 melhores atletas do Brasil. Em 1950, após inúmeros títulos e conquistas, Dermânio se aposentou aos 34 anos.
Prova pedestre
Em 1960, foi promovida a primeira edição da Prova Pedestre “Dermânio da Silva Lima” pela gratidão ao filho da terra que sempre levou para todos os cantos do Brasil o nome da cidade de Marília.]
A competição foi interrompida em 1995, após a sua trigésima edição e agora está sendo resgatada
A corrida, agora com caráter beneficente, sendo realizada pela Associação Mariliense de Esportes Inclusivos(AMEI), Cronocorridas e pela Prefeitura de Marília, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.
O corredor Osmar Tarifa, que compete há 35 anos, será um dos participantes. Ele destacou a importância do retorno da competição. "Ele fez muito pelo esporte e será importante o retorno dessa competição", afirmou Osmar.
Aliás, a camiseta fornecida aos atletas inscritos será uma réplica daquela usada por Dermâncio da Silva Lima em suas competições.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288