Bauru, Araraquara e Prudente conseguiram mais vantagens, mas tem números piores. Prefeito Daniel vai pedir revisão para beneficiar empresas
O prefeito Daniel Alonso divulgou no começo desta noite um quadro comparativo dos números da Covid-19 entre as regiões de Marília, Bauru, Araraquara e Presidente Prudente, para anunciar que já questiou formalmente à equipe técnica do Governo do Estado sobre o motivo de ser prejudicado. A preocupação é que essa revisão ocorra antes da publicação do decreto estadual que será assinado amanhã pelo governador João Doria.
De acordo com os números divulgados hoje, Marília passou a ter oito novos casos do novo coronavírus, com um total de 66 notificações positivas (31 pessoas ainda no período de transmissão do vírus), além de uma queda no número de suspeitos (agora são 35)
Números comparativos de casos de Covid-19 entre as quatro regiões. Apesar de números "melhores", região foi prejudicada
Prejuízo
O fato da região de Marília ficar na fase 2 (LARANJA), o impacto é direto e causou protestos de lideranças marilienses: poderão reabrir apenas o comércio de rua, shoppings, escritórios, concessionárias e atividades imobiliárias. Os demais serviços não essenciais continuam fechados.
Na faixa 3 (AMARELO), vão ser autorizados a reabrir: reabertura total de serviços imobiliários, escritórios e concessionárias segundo protocolos sanitários. Comércio de rua, shoppings e salões de beleza, além de bares, restaurantes e similares poderão funcionar com restrições de horário e fluxo de clientes.
O objetivo da classificação é assegurar atendimento de saúde à população e garantir que a disseminação do coronavírus em níveis seguros para modular as ações de isolamento.
Além de ter menos casos, os leitos de UTI e enfermaria estão mais livres do que outras regiões
De acordo com o governo do Estado, "as regiões que chegarem à fase verde poderão atenuar as restrições ao funcionamento de todos os setores da fase amarela. Academias de ginástica e centros de prática esportiva também voltarão a receber frequentadores, desde que respeitados limites de redução de atendimento e as regras sanitárias definidas para o setor".
Pelos números apresentados, com base na Fundação Seade (atualizado hoje às 15h), a região de Marília tem menos número de casos confirmados e de mortes; e em comparação o índice de isolamento é maior; além de ter um percentual maior também em relação ao número de leitos "livres" de UTI e ambulatórios.
De acordo com o chefe do Executivo, o decreto municipal que regulamenta a flexibilização da quarentena será publicado na sexta-feira, já que depende do decreto estadual que vai sair amanhã. Daniel elogiou o projeto elaborado pela Câmara regulamentando essa abertura, o que dará embasamento jurídico ao Executivo.
Entrevista do prefeito:
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288