Na segunda-feira, índices variaram entre 40 e 45% e mantiveram abaixo da média estadual. Este será um dos critérios para flexibilizar a quarentena
Marília, Bauru, Assis, Presidente Prudente e Araçatuba, que foram citadas nominalmente pelo governador João Doria entre as "20 piores cidades" nos índices de isolamento social, ainda permaneceram na segunda-feira como "reprovadas", ou seja, ficaram abaixo da média estadual, conforme dados do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo.
Das cinco cidades, Prudente e Araçatuba foram as "piores", ficando em 40%, enquanto que Marília foi a "segunda melhor", com 44%, mas ficando abaixo da média estadual no primeiro dia útil da semana que foi de 47%.
"Todas estas cidades precisam melhorar os seus índices, principalmente se desejarem ter algum tipo de flexibilização. Não havendo o índice superior a 50%, já por este item as cidades estarão automaticamente excluídas de qualquer flexibilização (da quarentena)", advertiu Doria, durante a coletiva.
Já o prefeito Daniel Alonso, ao comentar as declarações, disse que discordava dos critérios adotados para definir a flexibilização da quarentena.
A flexibilização será anunciada na sexta-feira pelo governador, já que oficialmente a quarentena termina no domingo (dia 10), mas pode ser prorrogada.
Alerta
O infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência, alerta nesta terça-feira para as regiões em que os índices têm ficado abaixo de 50%.
“Nós precisamos melhorar isso [os índices] todos os dias. E nós teremos enormes dificuldades no prazo um mês se este número não for superior a 50%. Eu me refiro a leitos disponíveis em toda a rede, especialmente leitos de UTI. É claro que isolamento é muito chato, muito difícil (...). Mas a população precisa estar convencida que esta é a única forma de nós darmos conta da assistência aos pacientes do Estado de São Paulo”, afirmou.
A taxa de isolamento é calculada para as 104 cidades com mais de 70 mil habitantes no estado por meio de um acordo com quatro operadoras de telefonia.
O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios. Confira os números clicando AQUI.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288