A agilidade do jornalismo online.
Visão Notícias - Informações de Marília e região
Visão Notícias - Informações de Marília e região

Informações de Marília e região

- Marília/SP

Postado em 05/05/2020 às 12:00

Mesmo sem biometria, cerca de 25 mil eleitores poderão votar em Marília

Mas, nesta quarta (dia 6) vence prazo para quem for tirar o título pela primeira vez e para transferências.

Uma boa notícia para cerca de 25 mil eleitores marilienses que não fizeram a biometria e também para os candidatos que estão de olho nessa fatia do eleitorado que ficaria impedida de votar em outubro. Todos poderão votar normalmente com os títulos antigos.

De acordo com o Cartório Eleitoral, o prazo final nesta quarta-feira (dia 6) é válido apenas para quem for tirar o título pela primeira vez e também para aqueles eleitores que precisam trocar de domicílio.

Entenda o caso

No final do ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia cancelado os títulos desses eleitores que não cumpriram o prazo previsto para a biometria em Marília. Nos últimos dias formaram-se enormes filas. Cerca de 156 mil eleitores marilienses realizaram a biometria. 

Na virada do ano, foi aberto novamente o prazo, mas apenas através de agendamento e mesmo assim com número reduzido de funcionários atendendo no Cartório de Marília.

Dessa forma, muita gente corria o risco de ficar impedida de votar já que o prazo final de regularização dos títulos vencera neste dia 6 de maio.

Chance extra

Mas, com a pandemia do novo Cortonavírus que levou ao fechamento dos cartórios, o TSE decidiu suspender a obrigatoriedade da biometria para as eleições 2020. Diante disso, os cerca de 25 mil eleitores faltosos de Marília (e milhares em todo o centro oeste paulista) poderão comparecer às urnas normalmente no dia 4 de outubro.

A boa notícia também foi para os candidatos a vereador e prefeito. Isso porque, com o cencelamento dos títulos, eles já estavam fazendo os cálculos dos "prejuízos", já que mudaria todo o coeficiente eleitoral. Portanto, mais de 181 eleitores de Marília estão aptos a comparecer às urnas.

Prazo final

Confirme alerta o Cartório Eleitoral de Marília, quem for tirar o título pela primeira vez o prazo vence neste dia 6 de maio (portanto, esta quarta-feira).

Para os jovens entre 16 e 18 anos é facultativo o voto, mas quem já completou 18 anos é obrigatório. Quem precisa trocar de domicílio eleitoral também precisa correr porque a data final é amanhã.

Os interessados deverão fazer o cadastro exclusivamente pela internet, acessando  http://www.justicaeleitoral.jus.br/eleicoes/atendimento/#atendimento-remoto

 

© Copyright 2017. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita do visaonoticias.com
Desenvolvido por StrikeOn