Será aberta oficialmente nesta sexta-feira (29), às 19 horas, no Anfiteatro da Unimar (Universidade de Marília), a XII Conferência Municipal da Saúde. Com o tema “35 anos do SUS, o SUS que queremos para Marília: equânime e igualitário”, o evento é promovido pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (COMUS).
A plenária (com propostas elaboradas pela população, neste mês, durante os quatro encontros da pré conferência realizados regiões Leste, Oeste, Norte e Sul) - está agendada para este sábado (30), das 8h às 17h – no Anfiteatro da Reitoria e no Bloco 3 da Unimar.
O tema central da Conferência Municipal será dividido em cinco eixos: Vigilância Sanitária; Vigilância Epidemiológica; Vigilância em Saúde do Trabalhador; Vigilância Ambiental; e Controle Social e as Políticas Públicas em Saúde.
“A participação de todos na Conferência é fundamental para garantir que o SUS (Sistema Único de Saúde) atenda às reais necessidades da nossa população. E também nos ajude a construir, de forma democrática e coletiva, o futuro da saúde pública em Marília”, afirma a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
Objetivos da:
- Avaliar a Política Nacional de Assistência em Saúde nos 35 anos de SUS no Município, Estado e União e reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir a saúde como direito humano;
- Propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde – SUS no Município, Estado e União;
- Levar os participantes a exercitar a corresponsabilidade na formação das políticas públicas;
- Coletar Propostas para que a Política avance, vencendo os retrocessos;
- Fortalecer a participação e o Controle Social no SUS, com ampla representação da sociedade, construir diretrizes do Plano Plurianual de Saúde – PPA do Município para os anos de 2026 a 2029.
“A abordagem dos temas de cada eixo tem a finalidade de orientar os participantes quanto aos conteúdos e proporcionar espaços de diálogo visando a análise da situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da nossa Secretaria e, propositivamente, indicar as possíveis soluções para os desafios apresentados e deliberações nas Plenárias Temáticas por Eixo compondo o Relatório Final da XII Conferência Municipal de Saúde de Marília”, finaliza a presidente do COMUS, Tereza Aparecida Machado.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





