Em pouco tempo, a paisagem urbana da região central e dos principais corredores comerciais de Marília – ligações do centro aos bairros – terá mudanças. O verde ganhará espaço com novo padrão retangular de canteiro para as raízes das árvores.
Nesta semana a cidade deu início a um projeto específico para cumprir meta do Programa Município VerdeAzul, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Gradativamente a arborização chegará, inclusive, às ruas e avenidas mais movimentadas.
Todos os municípios de São Paulo necessitarão fazer as intervenções para cumprir um dos indicadores do programa VerdeAzul.
ESPAÇO ÁRVORE: Os primeiros plantios (mudas de Ipê já floridas) aconteceram na avenida República, em frente à garagem da Prefeitura.
A ideia é que as raízes tenham liberdade para crescer, sem provocar danos. Para ser considerado adequado, o espaço árvore (retangular) deverá ter perímetro e área proporcional à metragem do passeio, com largura de 40% do total. Já o comprimento deve ter o dobro de sua largura, devendo sempre respeitar a acessibilidade ou passagem mínima de 1,20 m para o pedestre.

O espaço árvore com o novo padrão também deverá ser exigido quando da solicitação de aprovação de um novo empreendimento. Nesses casos, o espaço deverá ter dimensões no mínimo de 2,5 m. No caso dos prédios públicos, o projeto tem que ser implantado em um prazo de até três anos.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





