Entre os objetivos, prender quem não cumpre medidas protetivas.
As polícias Militar e Civil estão realizando durante todo o dia de hoje, também em Marília, a chamada Operação Shamar. O objetivo é combater toda e qualquer forma de violência doméstica e familiar contra a mulher. Na cidade um dos focos principais foi prender pessoas acusadas de descumprir medidas protetivas, além da prisão por pensão alimentícia.
A operação está sendo feita em todo o país em comemoração aos 18 anos da Lei Maria da Penha, objetivando proporcionar um ambiente seguro e igualitário para todas as mulheres. “Shamar”, em hebraico, significa "cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar".
Em Marília, desde as primeiras horas da manhã diversas equipes das polícias Civil e Militar realizaram operações em conjunto, praticamente por toda a cidade. Até agora nenhum balanço, mesmo quie parcial, ainda foi divulgado. A operação prossegue até o final do dia.
Importância da operação
Em Marília estão coordenando a operação a Major Meire Andréa de Moraes (Comandante Interino do 9º Batalhão) e, pela Polícia Civil, a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), através da delegada Darlene Rocha Costa. Os policiais contam também com apoio do helicóptero Águia.
A Delegada de Polícia, Dra Darlene Rocha, observou que hoje é o dia “D” simbólico para chamar a atenção da sociedade com relação à violência contra a mulher e demonstrar que a denúncia é o melhor caminho.
"A “Operação Shamar” realizada em conjunto com a Polícia Militar nos mostra a importância de estarmos unindo as forças para ajudar mulheres em situações de violência", afirmou a delegada.
A Major Andréa destaca que mulher deve estar atenta aos tipos de violência que a Lei Maria da Penha abrange e com isso perceber os sinais e buscar ajuda, por meio dos serviços de acolhimento presentes nos municípios e na Polícia Civil e Militar. Nos casos em que já existe uma medida protetiva em andamento, temos ainda o SOS Mulher.
“SOS Mulher”
O “SOS Mulher” é um aplicativo desenvolvido para uso em dispositivo móvel para apoiar as mulheres em situação de vulnerabilidade e que permite pedir ajuda em caso de perigo. Esse é um recurso visando combater todas as formas de violência contra a mulher prescritas na Lei Maria da Penha.
O aplicativo pode ser encontrado na loja de aplicativos no seu aparelho móvel ou pelo site sosmulher.sp.gov.br. Ele é gratuito e está disponível nos sistemas Android e IOS. Violência doméstica não é normal. Se estiver em situação de risco, peça ajuda apertando apenas um botão.
Em Marília também há termo de cooperação entre a Policia Militar e a Prefeitura Municipal para atendimento socioassistencial, chamado Boletim de Ocorrência Social, para mulheres vítimas de violência doméstica
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





