Paixão nacional, o cafezinho tem destaque no desjejum e segue acompanhando o dia a dia das pessoas, no trabalho e nas refeições seguintes. A bebida e seus efeitos no organismo, no entanto, são controversos. Há quem diga que o café aumenta a pressão arterial e os níveis de colesterol, e há quem o considere um protetor contra doenças cardiovasculares, além de estimulador do metabolismo.
A publicação Desmistificando Dúvidas Sobre a Alimentação, produzida pelo Ministério da Saúde junto com a Universidade Federal de Minas Gerais, destaca que "os efeitos do café no organismo derivam de substâncias bioativas como a cafeína, estimulante do sistema nervoso e do músculo cardíaco; ácidos clorogênicos, que possuem atividade anticancerígena e propriedades antioxidantes; e diterpenos, relacionados com o metabolismo lipídico".
Uma linha estudada trata da ação antioxidante do café, por ser uma das fontes dietéticas mais ricas de ácidos clorogênicos, um polinefol vegetal. Isso indica a inibição de inflamações e risco menor de doenças cardiovasculares e outras doenças inflamatórias. Mas o consumo em excesso, de mais de três xícaras por dia, em média, pode causar algum tipo de mal e estar a associado com pressão alta ou gerar ansiedade.

É o que explica a nutricionista, barista e docente do Senac de São Paulo, Maria Carolina Lazzarini. "O café está associado a milhares de benefícios. É antioxidante, ajuda no emagrecimento, na prevenção de várias doenças e seu uso diário acaba ajudando em questões como stress e prevenção da doença de Alzheimer. A chave está na quantidade. No consumo sem exagero", afirma.

A maneira como o café é produzido também afeta suas propriedades e, claro, o sabor. A relação entre o consumo de café e a elevação dos níveis séricos de colesterol, encontrados em alguns estudos, parece estar relacionada ao modo de preparo da bebida.
- Escalde o bule ou garrafa térmica pouco antes de fazer a bebida
- Filtro de papel deve ter o mesmo tamanho e forma do porta-filtros
- Prepare somente a quantidade de bebida que vai ser consumida imediatamente
- Se for utilizar coador de pano, lave somente com água
- Não compacte, nem aperte a camada de café no filtro
- A água deve ser pura e limpa, preferencialmente filtrada ou mineral
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





