O mariliense Alexandre Estevanato acaba de ser premiado no concurso Talentos Que Educam, uma iniciativa da fábrica de canetas Bic e da ProjectHub que busca
promover o audiovisual como ferramenta no processo de ensino, com apoio do Ministério da Cultura.
Alexandre: reconhecimento nacional.
Alexandre recebeu como premiação R$ 50 mil para produzir mais dez vídeos de três minutos em cima da mesma proposta (deverão ser produzidos até setembro), além de participar de uma oficina de qualificação de quatro dias em São Paulo.
Aos 36 anos, Alexandre atualmente mora em São José do Rio Preto, onde é professor nos cursos de Comunicação Social da Unilago – faculdade dos Grandes Lagos, e diretor executivo da Estevacine Filmes e Conteúdos Audiovisuais há 11 anos.
O FILME - Protagonizado pelo cantor Talles Teixeira, pela atriz Sara Dias e pelo próprio diretor, o vídeo, que tem três minutos de duração, apresenta uma história que relaciona a língua portuguesa com a música.
Na trama, Teixeira é um jovem que fez uma música para sua paquera, vivida por Sara. Ele apresenta a música para ser professor, interpretado por Estevenato, que acaba corrigindo os erros de português da letra.
A música usada no vídeo fez parte da trilha sonora de #Apaixonadinho, um dos recentes curtas produzidos por Estevanato, e que conquistou premiação em diversos festivais do País.
PREMIAÇÃO - O projeto Bic Talentos que Educam começou em abril. Alexandre resolveu produzir um vídeo para concorrer ao prêmio. Para isso, reuniu amigos, profissionais, pensou na ideia do roteiro e, ao lado da esposa e companheira de trabalho, Cintia Estevanato, produziram o vídeo Talles Tira de Letra. O áudio ficou por conta de Leandro Fermino; a produção é de Flávia Facin; o Drone de Fadel Thomazini; e as interpretações de Talles Teixeira e Sarah Dias.
Foram mais de 100 vídeos concorrentes de nove estados do Brasil. Ao final, Alexandre foi contemplado com o prêmio do Concurso (50 mil reais), verba que será destinada para a produção de 10 vídeos de conteúdo educativo, que serão postados no canal www.youtube.com/aligadalingua.
Além da categoria língua portuguesa + música, o concurso também premiou um trabalho que relaciona a tecnologia com o ensino da história e outro ligado à literatura e geografia.
CARREIRA - Após cursar Publicidade e Propaganda em Marília, Alexandre iniciou seu mestrado em Comunicação, mas não deu continuidade na época. Mudou-se para Rio Preto, onde em pouco tempo fui contemplado em um edital municipal. Conquisteu uma pequena verba para produzir meu primeiro filme, o curta-metragem Vidas Eternas.
Um ano depois, voltou para Marília, onde produziu seu primeiro longa-metragem, “Quando o Céu Era Azul”, o filme teve participações em importantes festivais do país, como o Gramado Cine Vídeo, em 2010.
Posteriormente tive a oportunidade de roteirizar e dirigir mais nove filmes entre curtas e longas, totalizando até hoje 11 filmes, dos quais oito deles são premiados em festivais de cinema nacionais e internacionais.
"Sempre tive a sorte de encontrar pessoas que sempre acreditaram em meus projetos, e o que no início eram produções mambembes, amadoras, deram espaço a produções mais profissionais, realizadas com mais técnicas, equipamentos e acima de tudo, companheirismo e dedicação por parte de todos os envolvidos em todos os projetos", afirmou Alexandre, em entrevista ao portal Visão Notícias.com
Ele aproveitou a entrevista para convitar os internautas a se inscreverem no canal (www.youtube.com/aligadalingua) para conferir o vídeo vencedor e posteriormente os outros vídeos que serão produzidos e postados no canal.
Longa-metragem produzido em Marília.
"O canal, assim como os outros dois premiados pelo concurso, tem o intuito de preparar os alunos do 2º grau para o maior desafio de suas vidas, o ENEM, e o Talentos que Educam acredita que esta iniciativa vem como um meio facilitador, uma ferramenta de contribuição para esses jovens, que são na verdade os futuros profissionais que vão gerir nosso país. Portanto, agora temos a missão de apresentar excelentes conteúdos para que essa moçada possa detonar no ENEM", concluiu Alexandre.
Veja o vídeo de Alexandre Estevanato:
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





