Vestibulando precisa conhecer qualidade das faculdades antes do vestibular

Compartilhe:




Visitar o campus, conhecer os professores e avaliar as notas no MEC devem fazer parte da agenda do futuro universitário 

Terminei o ensino médio, mas o que vou fazer da minha vida daqui para frente? Essa é uma das perguntas que mais gera dúvida na cabeça dos jovens que estão finalizando o terceiro ano do ensino médio e precisam decidir que profissão querem seguir. É preciso, agora, pensar qual graduação cursar e, não menos importante, em qual instituição se matricular.

Nessa hora de “clarear as ideias” é bom conversar com amigos e familiares, buscar informações na internet e em publicações de referência, mas não parar por aí. Conhecer de perto a faculdade ou universidade, seu corpo docente, a estrutura que oferece para o curso de interesse e, principalmente, suas avaliações no Ministério da Educação (MEC) são as formas mais adequadas de definir qual Instituição tem as melhores condições para uma formação superior segura e de qualidade.

Somente pesquisando a fundo o candidato terá informações exatas se a grade curricular atende as suas expectativas, por exemplo, ou se os professores possuem titulação e experiência suficiente para serem suportes à formação. É desta forma que o Reitor da Universidade de Marília (Unimar) acredita que o jovem vestibulando deve agir antes de prestar o vestibular.

Atualmente no Brasil há inúmeras faculdades, centenas de cursos com as mesmas nomenclaturas, mas poucas Universidades realmente comprometidas com a formação de qualidade. O candidato deve lembrar que se trata de seu futuro, da sua carreira, da profissão que o dará ou não sucesso, que o proporcionará ou não satisfação profissional. Uma decisão muito importante que precisa ser tomada com convicção”, explica.

Para atender as expectativas do mercado em suas mais diversas áreas, a Universidade de Marília (Unimar) segue formando, há seis décadas, profissionais éticos, qualificados e comprometidos com a sociedade. Essa experiência mantém a Instituição em evidência nas principais avaliações do Ministério da Educação (MEC) e de publicações especializadas como o Guia do Estudante e Ranking Universitário.

A Editora Abril distribuiu 49 estrelas aos cursos da Unimar na edição de 2017 do Guia do Estudante (GE) com destaque para os cursos de Ciências Contábeis, Educação Física, Direito e Publicidade e Propaganda que receberam quatro estrelas cada. Já o Ranking Universitário (RUF) destacou cursos como Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharias, Medicina Veterinária, Medicina, entre outros.

A instituição, que já conta com 23 cursos consagrados por sua excelência, iniciará o ano letivo de 2018 com cinco novos cursos, todos seguindo o alto padrão de ensino da Universidade de Marília.

A Universidade de Marília está com inscrições abertas para o Vestibular 2018. As provas serão realizadas nos dias 19 de novembro. As inscrições podem ser feitas no site www.unimar.br/vestibular.

Conheça os novos cursos

Automação industrial – Com duração de dois anos e meio, este curso pertence à área de controle e processos industriais. Nele, o aluno aprende a projetar e gerenciar as instalações de sistemas automatizados de controle e supervisão de processos industriais. Além disso, o estudante será capaz de vistoriar, realizar perícias, elaborar laudos e pareceres técnicos na sua área de formação.

Campos de atuação:

    Indústrias com processos automatizados;

    Setores de manutenção de processos contínuos;

    Empresas especializadas em automação industrial.

Gastronomia – O curso pertence à área de turismo, hospitalidade e lazer e tem dois anos de duração. O técnico em Gastronomia está apto a desenvolver, gerenciar e operar produções culinárias, controlar e avaliar custos de produção e coordenar o funcionamento da cozinha de um estabelecimento. Além disso, o profissional pode vistoriar, avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

Campos de atuação:

    Centros gastronômicos;

    Empresas de hospedagem, recreação e lazer;

    Embaixadas e consulados;

    Hospitais e Spas;

    Indústrias alimentícias;

    Parques temáticos, aquáticos e cruzeiros marítimos;

    Restaurantes comerciais, institucionais e industriais, catering, bufês e bares.

Estética e Cosmética – Também com duração de dois anos, o curso faz parte da área de ambiente e saúde. Ao final do curso, o técnico em Estética e Cosmética está apto a identificar, selecionar e executar procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares, utilizando produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos.

Além disso, o profissional pode aplicar técnicas de visagismo e maquiagem, elaborar e aplicar programa de avaliação do cliente submetido a procedimentos estéticos. Ele também pode participar de estudos científicos para o desenvolvimento de novas tecnologias na área de tratamentos estéticos, bem como para a avaliação de novos produtos, procedimentos, protocolos e sua aplicabilidade. Por fim, o técnico em Estética e Cosmética pode planejar, organizar e gerenciar empresas da área.

Campos de atuação:

    Agência de modelos;

    Casas de repouso;

    Clínicas e centros de estética;

    Empresas de produtos cosméticos;

    Estâncias hidrominerais;

    Salões de beleza;

    Institutos e centros de pesquisa.

Jogos Digitais - O curso de tecnologia em Jogos Digitais pertence à área da informática e tem duração de dois anos. O profissional da área tem autonomia para criar, projetar, testar e implantar jogos digitais de gêneros variados em diversas plataformas.

O tecnólogo dessa área também é capaz de gerenciar projetos com equipes multidisciplinares, avaliar, selecionar e utilizar metodologias e ferramentas para o desenvolvimento de jogos digitais. Além disso, o profissional elabora e desenvolve roteiros, cenários, personagens e mecânicas para jogos digitais adequados às plataformas selecionadas.

Campos de atuação:

    Agências de publicidade;

    Empresas de desenvolvimento de jogos digitais;

    Instituições educacionais;

    Produtoras de websites;

    Veículos de comunicação em geral;

    Institutos e centros de pesquisa;

    Instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Tecnologia em Sistemas para Internet - Este curso também faz parte da área da informática e possui duração de dois anos. O profissional formado é capaz de projetar, testar, implantar, avaliar e analisa páginas para sites de internet e intranets, sistemas de comércio eletrônico e aplicativos para plataformas móveis. Ele também seleciona e utiliza metodologias e ferramentas adequadas para o desenvolvimento das aplicações. Além disso, o tecnólogo em Sistemas para Internet elabora e estabelece diretrizes para a criação de interfaces adequadas à aplicação de acordo com características e necessidades do público-alvo.

Campos de atuação:

    Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria;

    Empresas de tecnologia;

    Empresas em geral (indústria, comércio e serviços);

    Organizações não-governamentais;

    Órgãos públicos;

    Institutos e centros de pesquisa.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.