O inverno ainda está longe de terminar, mas os próximos dias terão novamente cara de verão em Marília e região. Um novo veranico atinge boa parte do Brasil e deve provocar forte elevação das temperaturas, com máximas podendo chegar aos 35°C em Marília na próxima semana.
Segundo a previsão do Centro de Meteorologia da Unesp (IPMet), o fim de semana já será de bastante sol e calor. Neste sábado (15), os termômetros devem variar entre 17°C e 33°C. No domingo (16), a mínima sobe para 19°C e a máxima permanece em 33°C.
O calor aumenta ainda mais a partir de segunda-feira (17), quando a máxima prevista é de 34°C. Na terça (18) e quarta-feira (19), Marília poderá registrar 35°C, temperaturas bastante elevadas para esta época do ano. Não há previsão de chuva no período e a umidade relativa do ar poderá atingir níveis próximos ou inferiores a 30%.
Veranico atinge grande parte do Brasil
De acordo com a Climatempo, o veranico previsto entre os dias 12 e 19 de agosto tem abrangência maior e duração mais longa que os episódios anteriores registrados neste inverno. O interior do Estado de São Paulo está entre as áreas atingidas.

O fenômeno ocorre em meio a um bloqueio à entrada de ar frio no interior do país. Um sistema de alta pressão favorece o ar seco, reduz a formação de nuvens e proporciona muitas horas de sol. Sem a atuação mais intensa das massas de ar polar, as temperaturas disparam durante as tardes.
Em algumas áreas das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, as temperaturas podem atingir entre 40°C e 42°C. No interior paulista, apesar de os valores serem menores, vários dias consecutivos terão temperaturas acima do normal para agosto.
Veranico não é onda de calor
Apesar das temperaturas elevadas, a situação é classificada como veranico, e não como uma onda de calor. A principal diferença está na intensidade, duração e também no comportamento das temperaturas durante a noite e a madrugada.
Neste episódio, as tardes ficam muito quentes e secas, mas as temperaturas noturnas não permanecem tão elevadas de forma generalizada.
É justamente o que aparece na previsão para Marília: enquanto as tardes podem chegar aos 35°C, as mínimas previstas ficam entre 17°C e 22°C nos próximos dias.
Atenção também para a baixa umidade
Além do calor, outro ponto merece atenção: o ar seco. A previsão do IPMet indica índices de umidade próximos de 30%, chegando a 26% no domingo e 27% na quarta-feira.
Nesse cenário, é importante aumentar a ingestão de água, evitar exercícios físicos intensos nos horários mais quentes e secos do dia e redobrar os cuidados com crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
O calor também aumenta o risco de incêndios em vegetação, especialmente neste período de inverno, marcado naturalmente pela redução das chuvas no interior paulista.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288
A Agilidade no Jornalismo Online








