Agentes comunitários são treinados e várias ações desenvolvidas
"Domingo também é dia de limpar os quintais para combater o mosquito Aedes aegypti". Este é o tema de uma das campanhas que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Vera Cruz, com o objetivo de combater a dengue e demais doenças causadas pelo mosquito.
As ações são realizadas pela Diretoria de Saúde e Higiene e tem apoio da comunidade.
As ações estão sendo realizadas tanto pelo poder público como também pela comunidade, mesmo porque só com uma ação conjunta é que será possível reduzir os índices de infestação.
Aliás, a dengue é uma preocupação regional, mesmo porque somente com a mobilização de todas as cidades da região é que será possível combater essa doença.
De acordo com dados oficiais, Vera Cruz registrou neste ano 596 casos positivos de dengue e três óbitos. Ainda estão sendo aguardados os resultados de 571 exames, sendo que outros 258 foram descartados.
Campanhas de conscientização
A Prefeitura de Vera Cruz está realizando campanhas de conscientização, utilizando inclusive as redes sociais como canal de comunicação.
A campanha "domingo é dia de limpar os quintais" é uma delas, ou seja, incentivando os moradores a retirar recipientes de suas casas que poderiam se transformar em criadouros do mosquito.
"Normalmente o domingo é o principal dia da semana em que a família está em casa. Por isso, é importante a participação de todos. Juntos, vamos vencer mais essa batalha", afirmou o prefeito Rodolfo Davoli (foto).

Aliás, as campanhas de conscientização estão tendo excelentes resultados.
É o caso, por exemplo, da EMEF Prof. Antonio Andrade Guimarães ("Totó" - foto) que realizou uma exposição com os resultados da campanha da reciclagem realizada.
Treinamento das equipes
A Prefeitura, através da Diretoria de Saúde e Higiene, por sua vez, está investindo no treinamento das equipes de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias, em parcerioa com a Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde (Antiga SUCEN).
O objetivo é atualizar e complementar conhecimentos no "trabalho de campo" (visitas domiciliares).
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





