O Faturamento Real dos supermercados no Estado de São Paulo registrou queda de 1,39%, de janeiro a dezembro de 2015 em relação ao mesmo período de 2014. Em dezembro, houve queda de 1,73% nas vendas em relação a dezembro de 2014 e, em comparação com novembro de 2015, houve alta de 22,88%.
Conforme explicou o gerente de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano, as vendas ao longo de 2015 apresentam desaceleração expressiva diante de uma inflação alta e persistente, que afetou o poder de compra da população, reduzindo o volume de compra das famílias nos supermercados.
Mesmo diante de um cenário macroeconômico desfavorável, o setor supermercadista continua apresentando um bom desempenho quando comparado a outras atividades. “Diante deste cenário, não há nada a se comemorar, embora o setor venha buscando alternativas para enfrentar este momento por meio de oportunidades que possam manter o desempenho das vendas em ritmo mais estáveis”, afirma.
Apesar disso, comparado com outras atividades econômicas, o setor conseguiu apresentar desempenho ligeiramente favorável, mesmo diante da inflação elevada e de seu impacto no consumo das famílias, com consequente queda nas vendas.
Em sua opinião, será um ano de desafios, mas ao mesmo tempo de perspectivas e oportunidades de melhorar a eficiência e a produtividade no setor supermercadista para que os resultados sejam mais favoráveis ao longo do ano.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288




