Quem está cadastrado no Bolsa Família pode confirmar se vai ter direito ao novo benefício por meio dos canais de atendimento da Caixa Econômica Federal, que é o banco responsável pelo pagamento.
A consulta pode ser feita pelo aplicativo Caixa Tem, nos terminais de autoatendimento, nas lotéricas, nas agências e em correspondentes Caixa Aqui. As famílias também podem verificar a situação pelo Atendimento Caixa ao Cidadão, pelo telefone 111.
Para verificar se vai receber e qual será o valor, o beneficiário deve ter em mãos o número do CPF ou do NIS (Número de Identificação Social). Um aplicativo próprio do novo benefício deve começar a funcionar nos próximos dias.
As famílias que atendem aos requisitos para receber o Auxílio Brasil devem estar cadastradas no CadÚnico para tentar receber a grana. A partir disso, o Ministério da Cidadania vai selecionar novos beneficiários para o programa mensalmente.
Se o cidadão atende aos requisitos, deve manter os dados do CadÚnico atualizados para poder receber as parcelas. Apesar de ser pré-requisito para o novo programa social, a inscrição no CadÚnico não representa garantia de que vai receber o benefício, indica apenas que a família está incluída em uma lista de espera.
Quem já recebe o Bolsa Família está incluído automaticamente no Auxílio Brasil e começa a receber na quarta, seguindo o mesmo calendário do programa antigo. Após o fim do auxílio emergencial neste mês, pelo menos 22 milhões de pessoas estão sem benefício algum.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





