VAREJO: Vendas à vista crescem em dezembro, aponta pesquisa

Compartilhe:




O superintendente da Associação Comercial e Industrial de Marília, José Augusto Gomes, recebeu com cautela os dados do balanço de vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que demonstram o comportamento de compras do último mês de dezembro de forma desigual, quando houve estabilidade na procura por bens duráveis, em que as vendas de itens de menor valor apresentaram alta de 9,1%.

As vendas do varejo paulistano cresceram 4,6% em dezembro na comparação com o mesmo período de 2018, o que demonstra uma tendência em todo o País, por ser o maior centro varejista do Brasil”, disse o superintendente ao verificar os números da pesquisa divulgada esta semana.

Segundo ele, alguns fatores circunstanciais, como a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a criação de mais vagas informais e a liberação do 13º salário, sustentaram o crescimento das vendas à vista, o que é reforçado pelo economista da associação comercial paulistana, Emílio Alfieri.

No balanço anual as vendas cresceram em média 2,7%. Na comparação com o mês anterior, a alta média foi ainda maior, de 27,1% - sendo um crescimento de 57,1%, nas vendas à vista e uma queda de 3% no movimento a prazo.

Esse é outro comportamento que é preciso ser observado, ou seja, o consumidor está comprando mais com pagamento à vista”, ressaltou José Augusto Gomes que aguarda novos índices para avaliar a performance do varejo em geral quanto as vendas do Natal.

“Já dá pra sentir que houve crescimento”, disse animado ao lembrar que o ambiente de 2019 é mais favorável que o ambiente de 2018. “Naquele ano o País vivia uma situação mais pessimista, enquanto que no Natal passado o consumidor estava mais animado e confiante”, falou ao acreditar numa elevação no volume das vendas no geral.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.