Vai passar Réveillon na praia? Confira dicas!

Confira dicas para cuidar da pele e também da segurança
Compartilhe:




O passeio para descanso na praia pode se tornar uma dor de cabeça, caso alguns cuidados não sejam tomados. Por isso, antes de colocar o pé na areia, confira dicas que podem te ajudar a aproveitar o mar com mais segurança e sem imprevistos.

Evite alimentos gordurosos, beba bastante líquido e tente comer frutas de três em três horas. Esta é a recomendação da nutricionista Luciana Barbiere. Há uma explicação: devido ao calor, a tendência é que mesmo na sombra, você perca mais líquido e fique desidratado.

E em temperaturas elevadas, ingestão excessiva de gordura pode causar sonolência, suor, tontura e indisposição.

As frutas também são importantes para manter o corpo bem hidratado durante a estadia no litoral. O ideal é que sejam consumidas frutas ricas em água e também minerais para reposição de eletrólitos perdidos com o suor, como melancia, banana, laranja e abacate. Lanches naturais feitos em casa também são uma boa opção.

Vale também o consumo de castanhas, nozes e outros tipos de oleaginosas, assim como biscoitos integrais. Para  melhor acondicionamento e conservação dos alimentos, pode-se levar uma bolsa térmica com gelo.

Sabe quando você vai ficar uma semana na praia, mas logo no primeiro dia, já não quer que ninguém encoste em você? Há dicas simples para evitar queimaduras por sol. O filtro solar é sempre importante usar partir do fator 30.

O ideal é aplicar 15 minutos antes de sair de casa, pois leva 15 minutos para fazer efeito. Se você entrar no mar ou fizer atividades físicas tem de repor a cada uma hora e meia. Se estiver na sombra, ainda assim precisa utilizar, mas pode passar depois de duas hora. Hidratantes vão aliviar o desconforto da descamação e ajudar na recuperação da pele.

Se ainda estiver na fase do eritema (pele vermelha/ ardendo), o recomendado é utilizar produtos pós-sol à base de azuleno/ aloe vera que são calmantes e refrescantes.

A primeira dica para aproveitar o mar com segurança é ir até uma praia que tenha guarda-vidas. Também é importante ficar atento às sinalizações sobre pontos com correnteza. Nas praias paulistas onde há guarda-vidas, também há distribuição de pulseiras de idenitificação para crianças. Essa medida ajuda a localização caso as crianças se percam. 

É importante ficar sempre de olho em crianças pois elas se distraem facilmente. É muito fácil de perder. Quando há guarda-vidas na praia, pedir uma pulseirinha de idenitificação.

Para cair na água, também é importante seguir algumas dicas. Usar boias e colchões de ar, por exemplo, pode ser divertido. Mas é arriscado. Evite boias e colchões de ar, que dão falsa sensação de segurança, pois levam você rápido para o fundo. Quando você tenta se livrar do colchão ou da boia, você já pode estar em uma parte funda.

Caso se depare com a correnteza, também é importante evitar o instinto de nadar em direção à areia. O ideal é se movimentar de forma lateral até escapar da correnteza.

No estado de São Paulo, a Polícia Militar criou uma cartilha com 63 itens para orientar os turistas com dicas de segurança. Além de dicas na praia, também há orientações para ter segurança em bancos, calçadões, em estacionamentos e casas de veraneio. 

A cartilha completa pode ser conferida no site da Polícia Militar.

 





Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.