A perspectiva do recebimento do 13º salário coincide com um período propício a gastos diversos. No entanto, para não ter a impressão de que o abono foi ‘desperdiçado’, é preciso mudar a forma de gastá-lo. Por isso, o recebimento pode ser usado como uma boa oportunidade para ‘desafogar’ o orçamento.
Para isso, as dicas do docente exigem racionalidade com os gastos, planejamento e controle. Como primeiro passo, comece quitando as contas em aberto.
Segundo Gustavo, essa regra também vale para os que possuem muitas dívidas. Seguindo a orientação, diminuem-se as chances de perder o controle orçamentário pelo ‘efeito bola de neve’.
Feita esta organização, é a hora de pensar lá em 2016. Com um maior controle, o resultado pode vir numa maior economia, já que será possível identificar gastos desnecessários. Com isso, você poderá deixar de ser um ‘pagador de contas’ e começar a garantir a segurança financeira de seu futuro.
Se tabular gastos e recebimentos é uma dica para facilitar o controle da movimentação financeira, alguns programas, como o Excel, ajudam a visualizar para onde está indo seu dinheiro. Para os interessados em conhecer as possibilidades que o programa oferece, o Senac Marília oferece vagas para o curso Excel 2013 – Avançado.
As aulas da próxima turma começamem 25/02/16. Informações sobre inscrições podem ser obtidas no Portal Senac: www.sp.senac.br/marilia ou pelo telefone (14) 3311-7700. O Senac Marília fica na rua Paraíba, 125 – Centro.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288




