Univem obtém Nota 4 no IGC e fecha o ano com saldo muito positivo

IGC é uma das avaliações mais esperadas do Brasil. Univem foi destaque
Compartilhe:




A Pró-Reitora de Graduação profa. Dra. Raquel Sanches anunciou hoje a nota de avaliação do Índice Geral de Cursos do Univem, uma das avaliações do MEC mais esperada por todas as instituições de ensino do Brasil. O IGC é composto por vários fatores (veja quadro abaixo) e, dentre eles está o desempenho dos alunos que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade),  um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O Enade é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes.

Por isso mesmo é considerado um dos melhores termômetros de qualidade para as IES, pois a nota da participação dos ex-alunos no processo de avaliação é decisiva na composição da média final. Resumindo: ou a instituição tem qualidade ou não tem, não há como mascarar o resultado. 

O reitor Luiz Carlos de Macedo Soares enalteceu e agradeceu o trabalho de equipe pedagógica, em especial à professora Raquel, pelo desempenho muito positivo nesta edição 2014. Para entender melhor, a avaliação é realizada tendo como base o ano anterior pois precisa aguardar a nota dos alunos dos cursos participantes no Enade.

Além desta avaliação, há outros fatores que implicam diretamente na condução e no acompanhamento de todo o processo pedagógico, envolvendo as atividades da graduação, as pesquisas, as atividades de extensão e ações comunitárias e a publicação de artigos, entre outras.

O reitor, Luiz Carlos Macedo Soares parabenizou toda equipe pedagógica

A professora Raquel Sanches é também a coordenadora da Avaliação Institucional do Univem, que monitora todos os processos desenvolvidos no âmbito acadêmico, ao levar o resultado para o conhecimento do reitor, parabenizou e comentou: "Cumprimos, mais uma vez, a missão de manter o Univem entre as universidades brasileiras que garantem aos seus alunos a formação diferenciada de qualidade.  A cada ano fazemos os ajustes necessários para que os cursos tenham maior identidade com as exigências do mercado, por sinal, altamente competitivo, e contamos com o apoio e comprometimento dos nossos coordenadores, docentes e dos alunos. Estou muito feliz." completou.

Para o reitor Macedo Soares, a excelência institucional é transferida, automaticamente, para o currículo dos universitários, os agentes ativos neste processo e a razão de existir do Univem.

IGC avalia as instituições de educação superior de todo o Brasil

É calculado anualmente, considerando:  

1.     A média dos últimos CPCs disponíveis dos cursos avaliados da instituição no ano do cálculo e nos dois anteriores, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados;  

2.     A média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes;  

3.     A distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do item II para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu.  

Como o IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um triênio, compreendendo assim todas as áreas avaliadas, ou ainda, todo o ciclo avaliativo. 

O conceito de ciclo avaliativo foi definido no Art. 33. da Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007. Ele compreende a realização periódica de avaliação de instituições e cursos superiores, com referência nas avaliações trienais de desempenho de estudantes, as quais subsidiam, respectivamente, os atos de recredenciamento e de renovação de reconhecimento.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288


Desenvolvido por StrikeOn.