Com o calendário recheado de comemorações pelos 60 anos, a Universidade de Marília (Unimar) realizou na última semana o IV Fórum de Pesquisa e Extensão. A
edição de 2016 alcançou uma importante marca de 522 trabalhos inscritos movimentando todas as áreas do conhecimento, mas principalmente os cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Engenharias, além do Mestrado em Direito.
De acordo com a coordenadora do Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão (Nipex), Dra. Walkíria Ferrer, o Fórum tem o objetivo de divulgar as pesquisas do corpo discente e docente através da apresentação dos trabalhos. “Se você imaginar que cada pesquisa envolveu mais de duas ou três pessoas é possível dizer que esse contato científico atingiu milhares de estudantes e docentes”, explica.
Para ela, a troca de informações é de suma importância para fomentar o conhecimento dos envolvidos, além de valorizar o currículo lattes, diferencial no mercado, em concursos e na seleção de docentes. “Neste ano tivemos a participação de três escolas de Ensino Médio da cidade (Cristo Rei, EE. Edson Vianei Alves e EE. Amilcare Matei), além de universitários da região e também da Universidade Federal de Três Lagoas. Tivemos ainda a oportunidade de propagar os programas de extensão mantidos em parceria com a Universidade
Estadual Paulista (Unesp)”, conta.
As pesquisas, apresentadas oralmente ou em forma de painéis, renderam três livros indexados, que serão referência para novos trabalhos. Segundo a Pró-Reitora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva abrir o Fórum para os estudantes de ensino médio apresentarem suas pesquisas foi uma importante inovação.
“Nos surpreendemos com o interesse tanto de alunos da rede pública quanto privada. Já estamos pensando em convidar mais escolas para a próxima edição. Esse é o grande diferencial de uma Universidade que está alicerçada em ensino, pesquisa e extensão”, finaliza.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





