A ONG Unijovem realizou no último fim de semana, na Associação Paulista de Medicina (Casa do Médico), uma confraternização que marcou o encerramento dos cursos profissionalizantes desenvolvido por jovens. Neste ano, 285 foram beneficiados e, para 2020, as inscrições já estão abertas para o processo seletivo.
Há 16 anos, uma equipe de colaboradores da Unimed Marília se uniu com o propósito de criar a Unijovem com objetivo de oferecer aos jovens a perspectiva de um futuro digno, acreditando na educação como agente transformador de vidas.
Hoje, eles estão participando de cursos de Assistente Administrativo, Secretariado, Atendimento de Vendas, Informática, de idiomas e também de violão. Isso sem falar nos projetos como a dança, teatro, música, oficinas de graffite, e futsal que são oferecidos para o público. Neste ano, foram beneficiados cerca de 400 jovens e cerca de 3 mil indiretamente nas demais atividades desenvolvidas.
Projeto importante
O presidente do Unijovem, André Luiz Francisco, destacou a importância desse projeto profissionalizante na vida desses jovens e também agradeceu mais uma vez aos parceiros, como a Sicredi, Tecnoplus, Marilan, além da Unimed Marília que é a mantenedora do projeto , acreditando e apoiando as causas sociais de Marília.
André observa que no mundo cada vez mais competitivo, as empresas selecionam os melhores talentos e muitas vezes os jovens menos favorecidos têm pouca chance de ingressar no mercado de trabalho sem a qualificação esperada.
A diretoria da Unijovem é formada por: André Francisco (presidente), Guilherme Lopes (vice presidente); Gerson Sturnik (tesoureiro); Valmir Vitalino (secretário); Valner Carvalho (2° secretário); Roberta Rezende, Sonia Ribeiro e Mariana Lima (conselheiras fiscais).
Diretores da Unijovem durante a confraternização (da esquerda pra direita): Roberto, Alexandre, Guilherme, Valmir e André
Diante disso e com a participação de uma equipe multidisciplinar de profissionais voluntários, a entidade desenvolve projetos de cunho social nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, profissionalização, cultura, esporte e lazer.
Portanto, além dos cursos profissionalizantes, há também a participação nos esportes coletivos (futsal e basquete), como forma de introduzir a criança no ambiente coletivo.
Os resultados têm sido excelentes a cada ano. Em 2019, por exemplo, as equipes Sub 11 e Sub 13 foram vice-campeãs na Liga de Basquete do Centro-Oeste Paulista
Exemplo
Raquel (ao centro) foi selecionada para fazer parte da equipe Menor Aprendiz da Unimed Marília.
A jovem Raquel Ribeiro, de 16 anos, participou da confraternização de encerramento do Unijovem e está duplamente feliz: pelos conhecimentos obtidos e, graças a isso, ela foi aprovada no processo seletivo da Unimed Marília para se tornar Menor Aprendiz.
"Tudo o que aprendemos aqui vamos usar no mercado de trabalho", afirmou Raquel.
Novas turmas - De acordo com André Luiz Francisco, a ONG já está com inscrições abertas para o processo seletivo 2020.
Os jovens interessados devem acessar o site do Unijovem e fazer a pré-inscrição.
Mais fotos da confraternização de fim de ano:
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288





