Lideranças marilienses e da região participaram no último fim de semana da abertura pública do Comitê de Cultura, como parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). O evento contou com diversas atividades culturais e inspirou novas gerações a valorizar as heranças culturais, garantindo que Marília e as cidades presentes continuem a ser um centro de criatividade e inovação cultural.
Realizado na Associação Paulista de Medicina (APM), o evento reuniu uma diversidade de participantes, incluindo fazedores de cultura, líderes comunitários e centenas de entusiastas que partilham um amor pela cultura regional. A abertura foi realizada pelo professor Luís Fernando de Sena, coordenador pedagógico da Unijovem e membro ativo do comitê.
O autor e poeta Saulo Tobias fez a sua apresentação "Palavras podem salvar vidas e por toda vida", sublinhando o poder transformador da literatura. As tradições indígenas ganharam vida através da apresentação "Fazeres e Saberes Indígenas" pelo grupo Cultura Kaingang de Arco Íris/Tupã e a energética performance do Grupo de Dança Rhundhum Krenak Vanuire, de Arco Íris.
Outras apresentações foram realizadas, como do Mestre de Sabará, de Assis que demonstrou como a capoeira e a capoterapia se interligam como formas de economia criativa, misturando tradição e inovação; do estudante Isaque Santos de uma escola estadual; e a Cia de Santos Reis Família Leiteiro, de Cândido Mota.
O Comitê de Cultura de Marília agradeceu ao Ministério da Cultura (MINC) e à Ação Educativa pelo apoio na realização do evento e também por confiar na instituição Unijovem.
"A colaboração entre essas instituições tem sido essencial para o fortalecimento e expansão das iniciativas culturais na região, promovendo um ambiente de troca e aprendizado que beneficiará toda a comunidade", comentou Luis Fernando de Sena.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288